Como a BNCC divide as práticas corporais de aventura?
O autor defende que essas modalidades se dividem em aéreas, terrestres e aquáticas.
Quais as divisões das práticas corporais de aventura?
As PCA – Práticas Corporais de Aventura são divididas de duas formas, as PCAN (PráticaCorporal de Aventura na Natureza) e as PCAU (Práticas Corporais de Aventura Urbanas).
Qual habilidade das práticas corporais de aventura?
Segundo a BNCC, as práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar a imprevisibilidade dos ambientes físicos naturais (terra, ar e água) na geração de sensações de vertigem por meio de riscos controlados.
Qual a classificação dos esportes Segundo a BNCC?
Uma das seis unidades temáticas propostas pela BNCC de Educação Física é o Esporte. As modalidades foram classificadas de acordo com os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos.
Qual habilidade da BNCC para brincadeiras?
A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
O que diz a BNCC base nacional comum curricular sobre jogos e brincadeiras?
A BNCC estabelece como eixos estruturantes para a Educação Infantil interações e brincadeiras. A finalidade pedagógica dos eixos é que a criança possa experimentar, desenvolver e socializar a partir dessas práticas. Os jogos podem ser utilizados tanto para o eixo da interação quanto para as brincadeiras.
Quais são as 7 categorias dos esportes Segundo a BNCC?
- Esportes de invasão. Os esportes de invasão possuem como o objetivo o ataque ao campo adversário e a conquista de sua meta. ...
- Esportes de marca. ...
- Esportes de precisão. ...
- Esportes de rede e parede. ...
- Esportes de combate. ...
- Esportes de campo e taco. ...
- Esportes técnicos-combinatórios.
Como se chama o termo que a BNCC usa para tratar as práticas corporais?
A Educação Física, segundo a BNCC, aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. É um dos componentes curriculares e uma das competências essenciais para o Ensino Fundamental.
Como se chama o termo que a BNCC usa para tratar as práticas corporais considerando as manifestações culturais na Educação Física escolar?
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e signi- ficação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.
Quais são as práticas corporais de aventuras na escola?
São exemplos de PCA: alpinismo, arvorismo, asa delta, balonismo, banana boat, base jump, BMX, bodyboard, bodysurf, boia cross, bungee jump, caiaque, caminhada ecológica, canionismo, cascading, cicloturismo, corrida de aventura, corrida de montanha, corrida de orientação, escalada, espeleoturismo, esqui aquático, ...
Quais são os tipos de práticas corporais?
São os jogos, a dança, a ginástica, as lutas, o esporte, incluindo o de aventura, e as práticas orientais, como Tai chi chuan, Lian Gong, Yoga, etc. São abordadas e desenvolvidas como conteúdo das aulas de Educação Física escolar.
Como é feita a classificação dos esportes?
As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.
Qual é o principal objetivo das práticas corporais?
As práticas corporais e/ou atividades físicas são consideradas fator de proteção à saúde e contribuem para o aumento da qualidade de vida.
Quais são os cinco elementos que compõem a cultura corporal?
Cultura Corporal
Ela reúne as práticas relacionadas ao movimento: danças, jogos, atividades, comportamento sexual e festividades.
Qual a diferença entre esporte e práticas corporais?
Quando nos referimos ao exercício físico devemos compreendê-lo como um tipo (subcategoria) de atividade física mais organizada, que inclui duração, intensidade, frequência e ritmo. O esporte por sua vez envolve o conceito de desempenho, ou seja, a pessoa tem de realizar a competição da melhor forma (ex.
Quantas são as competências exigidas pela BNCC na Educação Física?
As 10 competências gerais da BNCC indicam o que deve ser aprendido e para que, ou seja, com qual finalidade, indicando sua importância para a formação integral dos estudantes.
O que propõe a BNCC?
A BNCC – Etapa Ensino Médio pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.
O que quer dizer a habilidade EF35EF05?
A habilidade EF35EF05 consiste em: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Quais são as 5 habilidades da BNCC?
A Base estabelece cinco campos de experiências nos quais as crianças podem se desenvolver:
- Eu, o outro e nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O que diz a habilidade da BNCC EF15LP09?
EF15LP09. Habilidade: (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.