Como a BNCC divide as práticas corporais de aventura?

Perguntado por: tguedes . Última atualização: 25 de maio de 2023
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O autor defende que essas modalidades se dividem em aéreas, terrestres e aquáticas.

As PCA – Práticas Corporais de Aventura são divididas de duas formas, as PCAN (PráticaCorporal de Aventura na Natureza) e as PCAU (Práticas Corporais de Aventura Urbanas).

Segundo a BNCC, as práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar a imprevisibilidade dos ambientes físicos naturais (terra, ar e água) na geração de sensações de vertigem por meio de riscos controlados.

Uma das seis unidades temáticas propostas pela BNCC de Educação Física é o Esporte. As modalidades foram classificadas de acordo com os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

A BNCC estabelece como eixos estruturantes para a Educação Infantil interações e brincadeiras. A finalidade pedagógica dos eixos é que a criança possa experimentar, desenvolver e socializar a partir dessas práticas. Os jogos podem ser utilizados tanto para o eixo da interação quanto para as brincadeiras.

  • Esportes de invasão. Os esportes de invasão possuem como o objetivo o ataque ao campo adversário e a conquista de sua meta. ...
  • Esportes de marca. ...
  • Esportes de precisão. ...
  • Esportes de rede e parede. ...
  • Esportes de combate. ...
  • Esportes de campo e taco. ...
  • Esportes técnicos-combinatórios.

A Educação Física, segundo a BNCC, aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. É um dos componentes curriculares e uma das competências essenciais para o Ensino Fundamental.

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e signi- ficação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.

São exemplos de PCA: alpinismo, arvorismo, asa delta, balonismo, banana boat, base jump, BMX, bodyboard, bodysurf, boia cross, bungee jump, caiaque, caminhada ecológica, canionismo, cascading, cicloturismo, corrida de aventura, corrida de montanha, corrida de orientação, escalada, espeleoturismo, esqui aquático, ...

São os jogos, a dança, a ginástica, as lutas, o esporte, incluindo o de aventura, e as práticas orientais, como Tai chi chuan, Lian Gong, Yoga, etc. São abordadas e desenvolvidas como conteúdo das aulas de Educação Física escolar.

As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.

As práticas corporais e/ou atividades físicas são consideradas fator de proteção à saúde e contribuem para o aumento da qualidade de vida.

Cultura Corporal
Ela reúne as práticas relacionadas ao movimento: danças, jogos, atividades, comportamento sexual e festividades.

Quando nos referimos ao exercício físico devemos compreendê-lo como um tipo (subcategoria) de atividade física mais organizada, que inclui duração, intensidade, frequência e ritmo. O esporte por sua vez envolve o conceito de desempenho, ou seja, a pessoa tem de realizar a competição da melhor forma (ex.

As 10 competências gerais da BNCC indicam o que deve ser aprendido e para que, ou seja, com qual finalidade, indicando sua importância para a formação integral dos estudantes.

A BNCC – Etapa Ensino Médio pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.

A habilidade EF35EF05 consiste em: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

A Base estabelece cinco campos de experiências nos quais as crianças podem se desenvolver:

  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

EF15LP09. Habilidade: (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.