Como a beleza influência na vida das pessoas?

Perguntado por: nalbuquerque4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Sabe-se que os padrões de beleza têm grande influência na vida das pessoas atualmente, e grande parte oriundos das redes sociais e mídias. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos.

As conclusões apontam que a mídia tem influenciado de forma incessante a busca por uma beleza considerada a ideal, levando a um consumo exagerado de produtos de beleza e práticas que as levam a alcançar tais exigências e com isso transformando suas identidades em nome da beleza exigida pela sociedade.

A pele do rosto reflete quer o nosso estado psicológico quer a nossa condição física. Sendo tão reveladora e importante na forma como os outros nos percecionam, a beleza do rosto é um fator determinante na construção da autoestima. A beleza e a autoconfiança relacionam-se entre si e reforçam-se mutuamente.

O padrão de beleza refere-se às normas estéticas impostas pela sociedade. Ou seja, são padrões culturais, que vão variar em cada período histórico e contexto. Esse padrão de beleza ideal é formado pela ideia de belo – que pode mudar a todo momento.

Uma pessoa bela é sempre admirada, porque tem conteúdo materializado com harmonia, e é completa em si. Essas virtudes ou qualidades são materializadas na imagem da pessoa. É a essência refletindo em seu exterior. A beleza vai muito mais além do que a estrutura externa.

Não se sabe se o impacto é duradouro ou momentâneo, mas como já visto diversas vezes nesse canal, existe uma correlação grande entre o padrão de beleza muito magro e o desenvolvimento de depressão, anorexia e bulimia nervosa, principalmente em adolescentes de 15 a 19 anos.

A boa aparência é algo que vai muito além da vida pessoal, influenciando diretamente no seu sucesso profissional. Em especial em algumas profissões — como recepcionistas, vendedores de lojas, atores e modelos, por exemplo — a aparência física é algo extremamente importante.

Pessoas mais bonitas realmente são mais saudáveis. Ainda que o vínculo entre simetria facial e saúde seja fraco, outras evidências confirmam que pessoas consideradas menos atraentes são mais suscetíveis a diversas enfermidades, incluindo parasitas.

A sociedade nos impõe um padrão de beleza impossível para que a gente tente alcançar o corpo "perfeito" de qualquer forma e a qualquer custo, pois assim a gente consome diversos produtos e processos estéticos! Esse mesmo padrão é uma forma de opressão e controle para nós mulheres.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

Os tipos de beleza
No visagismo, as belezas são divididas em: sanguínea, fleumática, colérica e melancólica. Philip comentou sobre cada uma delas: Sanguinea: caracterizada pelo dinamismo, energia e extroversão.

Conceito objetivo e subjetivo de beleza
O objetivista afirma que a beleza ou a feiúra das coisas se baseia nas qualidades do próprio objeto. E são elas que provocam emoções no espectador, para que todos sintamos o mesmo ou quase o mesmo. Essa postura foi dominante, desde a Antiguidade clássica até o Renascimento.

8 maneiras de se livrar dos padrões de beleza

  1. Trabalhe a sua auto-estima. “Você acorda, perfeita!” – ...
  2. Saiba quem você é ...
  3. Aprenda a lidar com elogios. ...
  4. Priorize a sua saúde. ...
  5. Você é única. ...
  6. Isto não é uma competição. ...
  7. Você é humana. ...
  8. Você não é uma moeda de troca.

A beleza da vida é grandiosa e para ser muito bem vivenciada, é necessário que cada ser reconheça a dimensão da mesma. Ser belo é ser essência, e isso é a maior manifestação que a vida faz a cada dia, em todos os seus momentos, mostrando que o essencial é ser natural.

Conforme os limites pela busca na beleza na sociedade brasileira a pessoa está decidida a tudo para estar dentro do que ela pensa ser bonito, arriscando sua vida. Além disso o indivíduo que procura sua estética impecável pode sofrer por depressão, ansiedade, bulimia, e insegurança.