Como a arte revela questões sociais?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A arte revela questões sociais? A arte é um modo de perceber e expressar sentimentos e ideias diferentemente do pensamento lógico e racional. Os objetos de arte e as manifestações artísticas nos provocam, sensibilizam e nos fazem refletir sobre diferentes questões.

A Arte é desenvolvida com o intuito de mostrar o pensamento do artista e expressar os sentimentos, por meio de correntes de estilo e estéticas diferentes. Estilo e Estética são as suas manifestações. Estilo é a forma da obra e Estética é o fundamento da Arte.

possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.

A importância da arte
Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações. Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.

Qual o papel da arte na formação da sociedade? Há no homem uma grande necessidade de se expressar, desde a era pré-histórica. A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.

A arte traz inovação, renovação e ainda quebra barreiras muitas vezes consideradas inquebráveis. Por isso, aqueles que se entregam às artes, em especial ao teatro, conseguem ter uma visão ampla do mundo e da vida. Com ela, é possível se desprender de velhos padrões e convicções.

Em termos de cidadania, o desenvolvimento da sensibilidade, por meio do contato com a arte e o incentivo das práticas artísticas, potencializa a exis- tência de um ser humano mais completo. Isso porque o torna capaz de inte- grar a sociedade de uma maneira mais rica e criativa.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Nossa experiência com a arte subordina-se à nossa compreensão dela. A forma como enxergamos e interpretamos cada obra de arte é o que dá vida a ela. Usamos nossas vivências, gostos e desejos para estabelecer uma relação com quadros, esculturas, ilustrações, grafites, instalações e todos os outros tantos tipos de arte.

O projecto Arte Social traduz uma proposta de investigação que contempla a análise das relações entre arte e o social, e do papel do artista enquanto agente de mudança social na contemporaneidade.

Viver em sociedade continua nos trazendo muitos benefícios e é por isso que precisamos nos manter unidos, simplesmente porque somos mais fortes quando estamos juntos, mas já não falamos só de força física, pois é vivendo em sociedade que somos capazes de desenvolver estudos sobre os mais variados temas, ajudando a ...

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

A arte possibilita um diálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiantes para o apreciador e, algumas vezes, os materiais utilizados na própria composição propõem uma reflexão sobre o significado da arte. Um novo tipo de sociedade condiciona um novo tipo de arte.

Ou seja, há inúmeras formas de promover a inclusão social por meio da arte e da cultura. O mais importante é que os filmes, séries, programas de TV, músicas, peças teatrais, shows e outros exemplos de projetos artísticos e culturais, dêem a oportunidade para incluir e representar a todos, sem distinção.

Arte estimula valores e competências que são a base de um futuro transformador, porque ela é uma ferramenta que estimula a criatividade nas pessoas, nas crianças, e assim transformar o mundo do futuro.

Na arte temos uma grande aliada para a inclusão das crianças com deficiência, pois lhe proporcionam espaços para o autoconhecimento, ajudando no desenvolvimento global da criança, na socialização com seus pares e demais grupos sociais que frequentam, contribuindo de forma significativa para elevar a autoestima através ...

Deparamos-nos com a arte nas ruas, todos os dias, na arquitetura dos prédios, praças e jardins. Nos out dors de propagandas, nas páginas dos jornais, nos livros e revistas. Para todos os lugares que olhamos, se olharmos com atenção, veremos arte.