Como a arte pode mudar a vida de uma pessoa?

Perguntado por: igois . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

A arte tem imensa capacidade de unir vários fatores, criando um mundo próprio, transmitindo um grande número de informações, por exemplo: questionar, criticar, sensibilizar, mostrar a realidade, apontar o belo e colaborar com a formação pessoal.

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.

O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção e da sensibilidade de uma criança. Creio que a arte como ferramenta de educação é um meio e gera um potencial enorme como caminho para a transformação e humanização de uma sociedade melhor.

As artes permitem que as crianças cresçam em confiança e aprendam a pensar positivamente sobre si mesmas e sobre o aprendizado. As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual.

Com as artes plásticas e visuais, os estudantes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.

A arte compreende, no aspecto cultural, aquisição de conhecimento relevante para a formação dos indivíduos e sua identidade, onde manifesta sentimentos, pensamentos e ideias de seu cotidiano. A arte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e cultural, além de impulsionar transformações sociais.

Arte muito além do visual
Do ponto de vista psicológico, há alguns estudos que confirmam a influência positiva que a arte tem na vida do ser humano. Dedicar-se a uma atividade artística pode melhorar os seus níveis de estresse, autoestima, ansiedade e ainda auxilia no equilíbrio psíquico para lidar com as dificuldades.

Outros estudos também apontam a arte como uma ferramenta terapêutica que melhora a saúde do corpo e da mente, aumentando a longevidade e a qualidade de vida. A arte pode ser um grande canal para a expressão de sentimentos e emoções promovendo o alívio de tensões, aumentando o bem-estar psicossocial.

As artes ajudam a criar conexões sociais, o que amplia a rede de apoio e ajuda a aliviar a solidão e o isolamento. Ela também pode trazer benefícios para as funções cognitivas, estimulando a memória e ampliando os níveis de atenção.

A arte transforma o ser humano, principalmente em sua forma de comunicação, tanto consigo mesmo quanto com as pessoas e o mundo ao seu redor. Como resultado, as pessoas que entram em contato com essas manifestações e adicionam esse universo em sua vida, presenciam mudanças de hábitos e comportamentos.

Sua principal função é fazer as pessoas pensarem, não somente com trabalhos que abriguem conceitos estéticos de harmonia e "beleza", mas a partir de obras que muitas vezes extrapolam os limites da consciência humana.