Como a arte pode contribuir para a formação e desenvolvimento dos estudantes?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Com as artes plásticas e visuais, os estudantes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.

Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

Na educação a arte contribui para o desenvolvimento cognitivo, favorecendo o aprendizado através do lúdico-pedagógico, onde são trabalhados valores morais, éticos e estéticos, que visam despertar e expandir a criatividade do educando, focando a formação cidadã.

Estimula o desenvolvimento do pensamento crítico; promove a criatividade e o senso estético; possibilita a análise de estilos e procedimentos; proporciona conhecimento histórico (fatos e ideologias); contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social; é meio de expressão e comunicação; tem uma função social: ...

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Objetivos do ensino de Arte
A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.

Uma quinta lição que podemos aprender das artes sobre a prática da educação pertence à relação entre o pensamento e o material com que trabalhamos, nós e os nossos estudantes. Nas artes está claro que, para um trabalho ser criado, temos que pensar nas constrições e despesas do meio que escolhemos usar.

A arte também demonstrou ter papel importante na prevenção de doenças, promoção da saúde e gerenciamento e tratamento de doenças ao longo da vida, como aponta este relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2019.

Com base na educação, a arte realiza o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhora o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.

Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas. Ela expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de se expressar.

As Artes, na escola, funcionam como ferramenta pedagógica que pode transformar aprendizagens. Leia este post e pense conosco como as Artes são uma ferramenta potente na Escola. “A arte oferece um espaço onde podemos criar, descobrir e construir, fortalecendo o nosso poder de realização.”

Inserir práticas culturais na educação infantil e no cotidiano da criança abre portas para muito mais do que conhecer hábitos, costumes e tradições de um povo. Isso porque, a educação cultural também abre espaço para o diálogo, reflexão e aprendizado que envolvem o convívio com a diversidade.

A arte-educação pretende utilizar a arte no processo de formação humana para dar sentido ao sentir e a percepção de mundo do ser, utilizando-se das emoções e referências simbólicas (cultura, memória, criatividade) do indivíduo.

Isto é, através da Arte é possível desenvolver diversas relações de conhecemos nos estudantes, como: autonomia, percepção, imaginação e criticidade frente as questões de sua sociedade, de modo a mudar a forma de enxergar a sua realidade (BARBOSA, 1998).

A arte na escola vai além de aulas pintura e de desenho, ela está presente na música, no cinema, na TV, na publicidade, na arquitetura e muito mais. Todas estas áreas podem ser exploradas, com criatividade pelo professor no processo de construção do conhecimento.

Com a utilização da arte no cotidiano escolar, a criança poderá aprender de forma lúdica, tornando o ambiente escolar mais envolvente e agradável, sendo que o educador terá a possibilidade de contribuir afetiva e cognitivamente para o desenvolvimento da criança.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

Desenvolve a coordenação motora
Assim, as atividades de artes também são ótimos meios de treinar e aprimorar esse autocontrole e a disciplina que, além de emocional, é física. Equilíbrio, força, resistência e flexibilidade são apenas alguns dos benefícios secundários conquistados pelo esforço.

Como as habilidades que envolvem artes são abordadas na BNCC?

  • Artes visuais. O objetivo é explorar a cultura visual de diferentes regiões. ...
  • Dança. É importante para desenvolver a expressão pelo movimento corporal. ...
  • Música. ...
  • Teatro. ...
  • Artes Integradas.

A Arte na BNCC tem como pressupostos que a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em arte e que os processos de criação são tão relevantes quanto os eventuais produtos.

Educação em arte é ter conhecimento de suas múltiplas linguagens, seus procedimentos e técnicas. Porém, as atividades precisam ser planejadas a partir de fundamentação artística, de modo que instiguem os estudantes a realizar comparações, seja entre suas próprias produções ou de alguma obra apresentada pelo educador.