Como a arte muda a vida?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

A importância da arte
Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações. Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.

Arte Transforma é mais uma PLATAFORMA de Artes & Transformação Social entre as muitas existentes no Brasil e no mundo.

Ajuda a expressar os sentimentos
Com isso, a arte desempenha uma função fundamental na expressão da individualidade e até no enfrentamento de momentos difíceis, já que também auxilia na diminuição dos níveis de ansiedade e estresse emocional e físico.

A arte influencia no comportamento da sociedade também através da educação. É relativamente comum que ela sirva de apoio ao aprendizado tradicional. Afinal, cada indivíduo possui aptidões próprias, que podem facilitar ou dificultar a assimilação de conteúdo.

Melhora o convívio social entre as pessoas. Favorece o autoconhecimento e consequentemente a autoestima. Melhora a comunicação interpessoal. Aprimora a velocidade de raciocínio, a memória e a concentração.

A arte tem imensa capacidade de unir vários fatores, criando um mundo próprio, transmitindo um grande número de informações, por exemplo: questionar, criticar, sensibilizar, mostrar a realidade, apontar o belo e colaborar com a formação pessoal.

Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas. Ela expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de se expressar.

Existe arte nas roupas que escolhermos para vestir, na xícara que usamos para tomar café e até mesmo no pão que comemos. Ao assistirmos televisão nos deparamos com várias linguagens artísticas: propaganda, novelas, filmes etc.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção e da sensibilidade de uma criança. Creio que a arte como ferramenta de educação é um meio e gera um potencial enorme como caminho para a transformação e humanização de uma sociedade melhor.

A arte transforma nossa maneira de pensar e entender o mundo, pois, nos faz repensar os nossos posicionamentos socioculturais e artísticos. Busca a análise dos objetos de arte em percursos históricos, pois de alguma forma a arte interfere na sociedade e, ao mesmo tempo, recebe influências do meio em que está inserida.

A arte realmente liberta e transforma, apresentando-se como ferramenta eficaz à toda e qualquer pessoa que deseja uma evolução enquanto ser humano, que acaba por descobrir um caminho de autoconhecimento e consequentemente, cura de diversos males.

Quando unimos a arte e os projetos sociais, conseguimos atingir a população que está à margem da sociedade e dos recursos que os cidadãos recebem, e sofrem muitos preconceitos. É uma forma de o cidadão ganhar direitos, ganhar voz e vez, podendo usufruir de seus direitos como cidadão.

A arte também ajuda crianças e adultos a pensar de forma mais criativa e usar sua imaginação. Também melhora as habilidades de resolução de problemas. As pessoas são encorajadas a encontrar suas próprias soluções na arte porque não há resposta errada.

A arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo. É capaz de comover a alma, pois expressa sentimentos.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

A arte tem grande influência e reflete as características culturais. Se por um lado a sociedade produz a arte, por outro lado a arte também constrói a sociedade, através do espaço da memória. Arte é cultura, que por sua vez é sensibilidade e cidadania.