Como a arquitetura gótica surgiu?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A arquitetura gótica surgiu como uma evolução da arquitetura românica, uma vez que buscou dar às construções mais beleza estética e leveza. Para tanto, rompeu com padrões os clássicos das obras e elevou o sagrado e o sacro. No início, esse estilo foi chamado como “obra francesa” por ter surgido nessas terras.

Quem criou a arquitetura gótica? Quem criou a arquitetura gótica foram os arquitetos normandos, que eram arquitetos que desenvolveram estilos nas terras sob seu domínio.

No estilo gótico, as estruturas das construções são mais leves, formadas por vãos mais amplos, cujo objetivo é conseguir uma maior luminosidade no interior das edificações, auxiliada pela utilização de janelas delicadamente trabalhadas e de vitrais em forma de rosáceas.

A arquitetura gótica é um estilo que surgiu durante a Idade Média, sendo observado principalmente em construções religiosas. Apesar do nome remeter a um conceito sombrio, essa arquitetura é o oposto disso, trazendo espaços amplos e a iluminação natural como protagonista, através dos vitrais.

A Arte Gótica desenvolveu-se durante a Idade Média em meados do século XII na France, estendendo-se pela Europa e prolongando-se até o advento do Renascimento.

  • 7 elementos que definem a arquitetura gótica. 29 JUN 2021. ...
  • Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  • Torres pontiagudas e esguias. ...
  • Grande iluminação interior. ...
  • Uso de vitrais. ...
  • Uso de paredes mais finas e leves. ...
  • Grande ornamentação. ...
  • Abóbodas em cruzaria.

A arquitetura gótica foi um estilo arquitetônico que predominou a Europa, em especial na França, durante a Idade Média (do século X ao XV). Para os historiadores, é uma evolução da arquitetura românica, antecedente a arquitetura romana. Na época, as construções eram denominadas “obras francesas”.

Movimento gótico
Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.

Basílica de Saint-Denis

Basílica de Saint-Denis em Paris, França. Foi uma das primeiras construções em estilo gótico.

A arte gótica se inicia na França, em meados do século XII, com a construção de catedrais. Mais tarde, a estética gótica transcende o universo da arquitetura para ganhar outros espaços (a pintura, a escultura, o desenho, os vitrais).

Religião e simbolismo. A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

Saiba reconhecer os principais elementos da arquitetura gótica

  1. Abóbadas em cruzaria e arcos ogivais. (Getty Images/Reprodução) ...
  2. Arcobotantes. (Getty Images/Reprodução) ...
  3. Os vitrais e a rosácea. (Getty Images/Reprodução) ...
  4. Florão. (Getty Images/Reprodução) ...
  5. Esculturas e gárgulas. (Getty Images/Reprodução)

Principais obras da literatura gótica

  • O Retrato de Dorian Gray (1890);
  • Eu e Outras Poesias (1912);
  • Lira dos Vinte Anos (1853);
  • O Corvo (1845);
  • As Flores do Mal (1857);

A arte gótica desenvolveu-se na Europa na última fase da Idade Média (séculos XII e XIV), num período de profundas transformações em que se assistiu à superação da sociedade feudal e à formação de novos centros de poder: as primeiras monarquias, as grandes cidades, o clero, as classes novas e ricas dos comerciantes e ...

Os godos (em gótico: Gut-þiuda; em alemão: Goten; em Sueco antigo Gutar; em latim: Gothi) eram uma tribo germânica, composta por uma amálgama de grupos e clãs com diversos líderes. A sua origem é objeto de controvérsias.