Como a ansiedade afeta a audição?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Além disso, o transtorno de ansiedade pode se associar a outras alterações de percepção auditiva além do zumbido, tais como: a hiperacusia, a misofonia e a fonofobia.

No espectro físico, a ansiedade causa aumento dos batimentos do coração ou dor na área do peito, sensação constante de cansaço ou fraqueza do corpo, boca seca e pés e mãos suados ou frios. Todos esses sintomas que vem junto com a ansiedade podem, também, causar o zumbido no ouvido.

Síndromes Ansiosas. A pessoa que sofre do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) pode desenvolver uma hiperacusia, na qual todo e qualquer barulho irrita essa pessoa.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Surdez neurossensorial é a perda auditiva progressiva e permanente que afeta qualquer faixa etária, mais comum em idosos, consequência do envelhecimento. Essa condição também pode ser chamada de perda auditiva do tipo neurossensorial, surdez do nervo auditivo ou mesmo de surdez neurosensorial.

Abaixo, você encontrará sete formas eficazes de aliviar seu zumbido relacionado ao estresse.

  1. Reduzir seu nível de estresse. ...
  2. Tentar distrair sua atenção. ...
  3. Usar sons de fundo. ...
  4. Movimento, exercício e esporte. ...
  5. Práticas de relaxamento e mindfulness. ...
  6. Evitar os causadores de zumbido. ...
  7. Terapia cognitivo-comportamental.

Exercícios para zumbido
Inspire e aperte apenas os músculos em que você está se concentrando por 8 segundos. Solte-os repentinamente relaxando. Deixe a tensão e a dor fluírem para fora dos músculos enquanto você expira lentamente. Continue essa progressão sistematicamente da cabeça aos pés.

Doenças neurológicas como a esclerose múltipla também podem ser a causa. Além disso, tumores no nervo auditivo ou vestibular podem ser responsáveis pelo surgimento da sensação auditiva. Os tumores do ouvido também podem, além do zumbido, causar surdez, paralisia facial e perda de equilíbrio.

As medicações que podem ser recomendadas para quem sofre com o zumbido no ouvido incluem: Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina para aliviar os sinais de depressão e ansiedade decorrentes do zumbido no ouvido.

Ainda que os antidepressivos sejam essenciais para um tratamento adequado em muitos casos, o estudo sugere que eles podem aumentar o zumbido, agravando também as doenças que estes medicamentos pretendem combater, pois o desconforto provocado pode piorar a depressão e a ansiedade.

Em determinados casos, o zumbido pode ter surgido de uma reação ototóxica por um antidepressivo específico. A ototoxicidade é um termo médico utilizado para caracterizar os danos causados pelos tratamentos farmacológicos no ouvido interno.

A expressão “é mais fácil falar do que fazer” se encaixa muito bem nesse caso. Quando uma pessoa está em crise ansiosa, essa fala é uma das mais prejudiciais, senão a pior. A vítima da ansiedade gostaria de estar calma, e, por isso, não é de grande ajuda indicar o que ela deveria estar fazendo.

Bebidas ricas em cafeínas como o próprio café, chá mate e preto, provocam o aumento de cortisol, o hormônio liberado em momentos de estresse, prejudicando o metabolismo e piorando o quadro de ansiedade.

Essa necessidade de se isolar tem relação com o medo de encarar seus problemas, pois muitas vezes quando falamos com alguém precisamos falar, explicar o porquê estamos tristes e pessoas depressivas têm um medo irracional de falar sobre seus problemas. Por esse motivo que a psicoterapia é tão importante nesses casos.

Vá para um lugar tranquilo e feche os seus olhos por alguns minutos. Procure identificar a origem de todos os sons que estão ao seu redor. Veja se eles estão perto ou se estão longe e de qual direção cada um está vindo. Isso não só deixará o seu ouvido mais aguçado, mas também deixará seu corpo mais relaxado.

8. A ansiedade pode causar congestão de ouvido, pressão e dor. Não é incomum que pessoas com ansiedade sintam dor de ouvido e pressão, especialmente durante um ataque de pânico ou quando estão sob muito estresse.

Mudanças de pressão, barreiras físicas, processos inflamatórios ou alterações na atividade das células do ouvido interno são, geralmente, as causas fisiológicas para a sensação de ouvido entupido e para o zumbido.

Neural: ausência ou dano total do nervo auditivo. É considerada profunda e permanente, e não pode ser tratada com os métodos utilizados para os outros tipos de perda, pois não é possível transmitir informações sonoras para o cérebro.