Como a anáfora se manifesta no poema palavras?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Resposta: Ela se manifesta em todas as estrofes, eu acho, repetindo palavras no começo dos versos ou até mesmo frases como: "Se eu te chamo, baby".

Além de ser uma figura de linguagem, anáfora é também o nome dado a um processo sintático através do qual um termo faz referência a uma informação previamente mencionada. Esse termo pode ser chamado de termo anafórico ou elemento anafórico. Exemplo: Paulo não foi à festa. Ele estava fazendo serão no trabalho.

A anáfora é a repetição proposital de uma mesma palavra ou expressão como recurso estilístico, dando ênfase àquilo que se repete. É muito utilizada em poesias e músicas.

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição.

“Geralmente utilizamos a anáfora com pronomes demonstrativos (esse, essa) ou pronomes oblíquos (o, a, lhe)“, explica Edy Carlos. “É importante ficar atento com a função sintática que cada palavra exerce no texto. Por exemplo: o pronome oblíquo o atua como objeto direto, já o lhe, como objeto indireto”, diz o professor.

A anadiplose é uma figura de linguagem que usa a repetição de palavras no texto para reforçar uma ideia e dar destaque a ela. Para isso, você deve repetir na oração seguinte uma palavra da oração anterior.

Pleonasmo
O pleonasmo ocorre quando se repete uma palavra ou expressão na mesma frase com o mesmo significado. Do ponto de vista da gramática, ele é considerado um vício de linguagem (deixando a frase redundante).

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.

Significado de Anafórico
adjetivo [Gramática] Que retoma uma ideia anteriormente mencionada, geralmente se refere ao termo que retoma uma ideia anterior ou faz referência ao que já foi dito anteriormente.

124), a anáfora direta ou correferencial diz respeito à retomada de um referente presente no texto, de forma a garantir a progressão referencial, contribuindo para a sequência das ideias materializadas.

Em retórica, anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia.

Resumo das figuras de linguagem

  • metáfora.
  • comparação.
  • metonímia.
  • catacrese.
  • sinestesia.
  • perífrase ou antonomásia.

Para o cavalo, a palavra”meu” só fazia sentido em uma relação próxima, concreta, de afetividade. Sim, pois o cavalo apresenta sentimentos, atitudes e reflexões normalmente atribuídos a seres humanos.

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Simplificando: Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior. Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.