Como a água veio parar na Terra?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Há a teoria de que parte da água existente atualmente na Terra tenha origem extratrerrestre, tendo sua origem em função do bombardeio de asteroides e cometas que atingiu nosso planeta em seus primórdios. O acúmulo do liquido ocorreu com o passar do tempo, após repetidas sequências desses episódios.

Ainda não há consenso sobre como se deu a origem da água no planeta. Por um lado acredita-se que a água provém do próprio processo de acreção de hidrossilicatos durante a formação da Terra. Estes compostos posteriormente liberaram as moléculas de água que viriam a formar os oceanos primitivos.

Uma nascente pode surgir a partir de chuvas, lagos, derretimento de geleiras ou então serem oriundas de aquíferos. A água desses reservatórios subterrâneos, é proveniente da chuva, que passa pelos poros do solo e das rochas, até ficar acumulada em uma camada menos permeável, dando origem às nascentes como conhecemos.

Deus criou o firmamento para separar as águas de cima das de baixo (Gênesis. 1:6,7). Suas moléculas circulam pela Natureza, às vezes nas águas de cima, às vezes nas de baixo, nos estados sólido, líquido e gasoso, entre o céu e a terra, num passeio contínuo, chamado de ciclo da água, ou ciclo hidrológico.

A matéria confirma as suspeitas de seis anos atrás. “Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior.” “Um novo estudo garante que haverá mais água dentro do planeta, escondida no núcleo, que pode abrigar o equivalente a cinco oceanos no seu interior.

O mais provável é que a água tenha surgido na formação da Terra, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Isso porque a água é formada a partir da ligação química do hidrogênio e oxigênio, gases presentes no universo e que faziam parte da enorme nebulosa que deu origem ao Sol e aos planetas do Sistema Solar.

Porque o nosso planeta tem mais água do que terra? Aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos, cuja média de profundidade é de cerca de mil metros. Isso representa, mais ou menos, 98% da água da Terra, que, em razão da sua quantidade de sal, não é própria para o consumo.

A água é uma substância parcialmente transparente e capaz de absorver os comprimentos de onda mais longos da luz, como o vermelho, o laranja e o amarelo. O azulado da água surge pela absorção da luz visível. A água consegue absorver comprimentos de onda próximos do vermelho e do laranja.

Os povos primitivos utilizavam métodos simples para recolher as águas das chuvas, dos rios e dos lagos. Na sua fase nômade, em que mudava constantemente de lugar, o homem deixava restos de alimentos e dejetos acumulando-se dentro da própria habitação.

As construções destinadas ao transporte de água, chamadas de aquedutos, eram grandiosas, principalmente entre os romanos. Essas obras abasteciam dezenas de termas ( ou banhos públicos ), muito apreciadas pela população da época. Além disso, os aquedutos supriam as cidades com a água dos lagos em fontes artificiais.

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez.

A água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes. As moléculas de água unem-se por ligações de hidrogênio. Essas ligações acontecem em virtude da atração exercida pelos átomos de oxigênio aos átomos de hidrogênio das moléculas vizinhas.

Antes do tratamento nas estações, a água é retirada de rios, lagos, riachos, represas e lençol freático ou mananciais. Daí a importância da conservação e proteção destas áreas para garantir água em quantidade e qualidade adequadas.

9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus anum lugar, e apareça a porção seca; e assim foi. 10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

O primeiro versículo da Bíblia, no livro de Gênesis, diz: "No princípio o Criador criou o céu e a terra".

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele'.