Como a água vai para os rins?

Perguntado por: ogarcia9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

A maioria dos casos de Hidronefrose é causada por outras doenças renais como tumores nos rins ou cálculo renal. Essas duas doenças podem originar a obstrução do canal urinário, causando assim o inchaço dos rins. Porém, outras complicações que não estão relacionadas ao órgão também podem desencadear esta condição.

Os órgãos filtram o sangue, separando o excesso de água e as substâncias que não são úteis ao organismo, formando o xixi. Depois de passar pelos rins, a urina percorre caminho até a bexiga, onde é armazenada. Ao encher, surge a vontade de ir ao banheiro. Então, sai por um canal chamado uretra.

Beber muita água pode fazer mal e, em alguns casos, ser até fatal? A sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Todos os dias, os dois rins filtram cerca de 120 a 150 litros de sangue para produzir cerca de 1 a 2 litros de urina.

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Faz mal beber muita água? Cris Ribas, nutricionista pós-graduada e proprietária do Instituto Do Bem-Estar, afirma: “Sim, beber água demais faz mal à saúde. Chamado de hiponatremia ou “intoxicação por água”, beber água em excesso leva ao desequilíbrio de eletrólitos no sangue, principalmente do sódio”, explica.

Beber menos de 1,5 L de água por dia pode prejudicar o funcionamento dos rins, provocando problemas como Insuficiência Renal Aguda, porque a falta de água reduz a quantidade de sangue no organismo e, por isso, o rim recebe menos oxigênio, provocando lesões em suas células.

A ingestão de líquido ajuda a diluir os cristais sólidos de sais e minerais nos rins e diminuir a concentração dos mesmos, já que são expelidos pela urina. A recomendação é que um paciente adulto consuma, pelo menos, 2,5 litros de água ao longo do dia.

250 ml

A quantidade exata de copos de água que são necessários para encher a bexiga completamente varia para cada pessoa, sendo usualmente suficientes 4 copos de 250 ml, cuja ingesta deve iniciar 1 hora antes do procedimento. Preocupado com o desconforto da bexiga cheia? Essa sensação é passageira!

Se você toma água e urina, é sinal que não está necessitando armazenar água. Contudo, se a frequência de micção está aumentada, se a vontade de beber água é constante ou se o volume urinário é demasiadamente elevado, há necessidade de avaliação médica ambulatorial para avaliação de doenças específicas.

Em média, um adulto saudável, urina de 4 a 6 vezes em um dia. O volume total de urina nessas micções é estimado entre 1.000 a 2.000 ml em 24 horas; ou seja, de 1 a 2 litros por dia.

O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.

Beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Assim, a água potável nutre as células e expulsa toxinas indesejadas do corpo. Outro elemento importante é que beber água antes da primeira refeição do dia vai auxiliar no equilíbrio do sistema linfático do corpo.

Ela precisa de 35 ml para cada kg. Então: 35 ml x 75 kg = 2.60 litros de água por dia.
...
Como calcular a quantidade de água por dia?

IdadeQuantidade recomendada por kg
Até os 17 anos40 ml
18 aos 55 anos35 ml
55 aos 6530 ml
66+25 ml

Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

Pode até parecer contraditório, mas ingerir muita água não vai te fazer inchar. O seu corpo muitas vezes armazena água de modo a não ficar desidratado, mas se você está constantemente ingerindo o líquido, o seu corpo expulsa um pouco do estoque.

O consumo regular de água também tem efeitos diretos no metabolismo, que é acelerado, facilitando a queima de gorduras e a perda de peso. Além disso, o líquido torna a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente e diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança.