Como a água pode se tornar poluída e de quem é a culpa?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Entretanto, uma água poluída é aquela que apresenta alterações na cor, no sabor e no cheiro, todavia, nem sempre ela provoca doenças. A culpa pela água estar contaminada poder ser de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes.

Produtos químicos de fábricas, lavouras e fazendas alteram o pH dos oceanos, colocando em risco a sobrevivência da flora e da fauna. A cada ano, 100.000 mamíferos marinhos e um milhão de aves aquáticas morrem por confundir resíduos plásticos com alimentos.

A expansão urbana desordenada, aliada ao desenvolvimento da indústria e das atividades agrícolas são as principais causas da poluição dos rios. As atividades domésticas, industriais e comerciais geram poluentes característicos que influenciam de diferentes formas a qualidade das águas.

Se você acha que jogar a embalagem do seu sanduíche em um rio durante o final de semana no camping é a forma mais comum de poluição da água, pense mais uma vez: do escorrimento superficial de áreas agrícolas ao tratamento de efluentes, a poluição afeta cada vez mais as fontes de água terrestres.

Aumento do nível do mar; Desaparecimento de rios; Poluição do ar; Diminuição da qualidade de vida.

O lançamento de efluentes industriais, agrícolas (pesticidas e fertilizantes químicos), de lixo e de esgoto doméstico são os principais responsáveis pela poluição das águas.

– Não jogue lixo nos rios e encostas, pois isso gera poluição da água; – Não despeje detritos diretamente em cursos d´água. A falta de saneamento básico não só polui a água e o solo, como também é responsável por uma série de doenças; – Utilize produtos de limpeza biodegradáveis.

Os impactos do desperdício da água são graves e traduzem-se na redução do abastecimento de água para a população, na menor disponibilidade de água nas reservas hídricas e na ocorrência de verdadeiras crises hídricas em tempos de seca.

Principais fontes de poluição do ar
Principalmente poeira do deserto, sal marinho e emissões de enxofre vulcânicos e orgânicos libertados pela vegetação. Setores siderúrgico, químico, alimentícios, de petróleo. Transportes rodoviários e não rodoviários em terra.

Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.

Atividades humanas
Industrialização. Queimadas. Veículos e queima de combustíveis fósseis. Mineração.

O descarte ilegal de lixo, que ultrapassa os 100 milhões de toneladas ao ano, a mineração e contaminação por produtos químicos – como petróleo, por exemplo – e esgotos estão entre os principais causadores da poluição dos rios e mares.

A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez. Má formação de feto.

diminuição da biodiversidade local, especialmente animais e plantas aquáticas; contaminação do nível freático e demais fontes de água diversas; proliferação de doenças de vinculação hídrica, como hepatite, cólera e leptospirose; acentuação do processo de eutrofização dos corpos hídricos.

A ação humana é a principal responsável pela poluição da água. As principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, atividades industriais, atividades domésticas e contaminação por resíduos de cadáveres.

Resumo sobre poluição da água
A poluição hídrica é causada principalmente por atividades antrópicas, como descarte irregular de resíduos industriais, lixo e outros dejetos urbanos, resíduos decorrentes da atividade agrícola, industrial ou da mineração; vazamento de combustíveis de embarcações; e o desmatamento.

Não são de hoje, portanto, a poluição de rios e oceanos e o conflito entre interesses econômicos e proteção ambiental. Mas foi apenas em meados do século XX que as conseqüências das atividades poluentes começaram a ficar evidentes.