Como a água circula dentro do motor?

Perguntado por: icosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Através das mangueiras e com o auxílio da bomba, a água percorre um caminho dentro do motor até chegar ao seu destino: o radiador. Nesse trajeto, a temperatura do fluido aumenta bastante, precisando ser resfriada.

A bomba d'água é responsável por fazer o fluido circular por todo o sistema por meio das mangueiras. Já a válvula termostática por identificar a temperatura ideal do bloco do motor, abrindo e fechando a passagem desse líquido, que é armazenado no vaso de expansão, onde é possível verificar seu nível.

Bomba de Água - Responsável pela circulação forçada da água, dentro do motor, acelerando a troca de calor.

água e óleo não devem se misturar, muito menos no seu motor. Quando ocorre água no óleo do motor, as consequências podem ser desastrosas. Você poderá ter problemas com os cilindros e danificar os rolamentos do virabrequim, além, claro, causar rachaduras no bloco do motor.

A presença de água misturada no óleo lubrificante é um problema grave! Ele pode ser provocado por uma trinca no cabeçote ou no bloco; também é causado por junta de cabeçote queimada. Como saber que isso está acontecendo?

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:

  1. Indicação de alta temperatura no painel;
  2. Fumaça excessiva nos canos de escape;
  3. Redução rápida da água do radiador;
  4. Velas de ignição úmidas;
  5. Falhas no motor.

Normal, vc consegue ver o liquido borbulhando inclusive. É porque ele para de circular e está muito quente.

A válvula termostática é um importante componente no veículo, pois, a sua principal função é fazer o motor funcionar sob temperatura constante. Confira mais detalhes sobre a peça! A temperatura do motor de um automóvel deve permanecer entre um valor máximo e um mínimo e é a válvula termostática que controla isso.

Sintomas da junta de cabeçote queimada
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.

Os comandos de abertura e fechamento dessas válvulas são coordenados pelo giro do eixo de manivelas, que dessa forma regula os tempos de admissão da mistura ar-combustível, compressão, ignição e expansão dos gases.

A água quente que sai do bloco do motor, circula forçadamente pelo interior dos tubos do radiador, onde é resfriada. Essa água é resfriada porque através do bloco, é forçada a circulação de ar, através de um ventilador.

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.