Como a água ajuda o cérebro?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Para o desempenho do cérebro, a água é ainda mais importante e vital, pois está presente em aproximadamente 75% do volume cerebral, sendo necessário a sua constante reposição através de uma ingestão diária adequada.

O cérebro é parte do corpo e o corpo inteiro necessita de água para realizar suas funções vitais. Com relação à parte cerebral, a água é um dos fatores principais para driblar a demência. Portanto, para hidratar o cérebro basta beber água.

92%

Cérebro: 92% de água
Conhecido como um órgão que ainda possui muito mistérios, o cérebro é o órgão que mais possui água em sua composição, sendo constituído por aproximadamente 92% de água.

Quando ingerimos pouca ou nenhuma quantidade de água durante o dia, o cérebro acaba ordenando mais energia para reparar as funções que estão debilitadas pela desidratação, já que a falta de água no organismo prejudica o funcionamento do sistema cerebral.

A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Ela precisa de 35 ml para cada kg. Então: 35 ml x 75 kg = 2.60 litros de água por dia.
...
Como calcular a quantidade de água por dia?

IdadeQuantidade recomendada por kg
Até os 17 anos40 ml
18 aos 55 anos35 ml
55 aos 6530 ml
66+25 ml

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

Primeiramente, já vamos esclarecer que beber água antes de se deitar não acarreta nenhuma vantagem à nossa saúde. Na verdade, pode ser até prejudicial, pois a ingestão de muito líquido antes de dormir faz com que qualquer pessoa se levante muitas vezes para ir ao banheiro, prejudicando a qualidade sono.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

A água é o principal componente do sangue. Por isso, quanto mais água, melhor será o transporte de nutrientes pelos vasos sanguíneos e todas as funções do organismo são otimizadas. Mais oxigenação é igual a mais disposição.

Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.

Ela é o principal componente das nossas células, mas também é encontrada fora dessas estruturas (líquido extracelular). Entre as células que mais apresentam água, destacam-se aquelas localizadas nos músculos e nas vísceras.

O cérebro representa cerca de 2 % da massa corporal, mas consome em torno de 20% do oxigênio usado pelo corpo humano.

7 sinais de que você está bebendo pouca água

  • Dor de cabeça e tonturas.
  • Urina escura.
  • Suor com odor mais forte.
  • Prisão de ventre.
  • Irritabilidade e cansaço.
  • Câimbras.
  • Secura na boca e pele.

"A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia. Isso equivale a 300ml aproximadamente a cada intervalo de tempo", detalha a nutricionista Tatiana Seabra.

Melhora o funcionamento do intestino
Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

Dores de cabeça
Ela ocorre porque a falta de água no organismo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo e impedindo a circulação de oxigênio nas extremidades do corpo. Assim, o cérebro também recebe menos oxigênio, fazendo com que seus vasos sanguíneos dilatem, inflamem e inchem, causando a dor de cabeça.