Como a acetazolamida promove o seu efeito diurético?

Perguntado por: asales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O efeito diurético da acetazolamida é decorrente de sua ação sobre os rins, na reação reversível envolvendo a hidratação do dióxido de carbono e a desidratação do ácido carbônico. O resultado é a perda renal do íon HCO3, que carrega sódio, água e potássio.

Os diuréticos de alça agem na Alça de Henle ascendente espessa. A função é bloquear o Co transportador de Na+/K+/2Cl-, impedindo assim a reabsorção na porção ascendente grosa da alça; e é o diurético que possui a maior eficácia diurética, chegando a eliminar 15-25% de Na+.

A função do diurético é estimular o funcionamento dos rins fazendo com que ele produza urina. Dessa forma, controla a pressão arterial e evita o acúmulo excessivo de sódio na corrente sanguínea.

AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:
DIAMOX é um inibidor enzimático eficaz no controle da secreção de fluidos (certos tipos de glaucoma), tratamento de alguns quadros convulsivos (epilepsia) e diurese em retenção hídrica anormal (edema cardíaco).

A Acetazolamida é um potente inibidor da anidrase carbônica, eficaz no controle da secreção de fluidos (por exemplo, alguns tipos de glaucoma) no tratamento de certas doenças convulsivas (por exemplo, epilepsia) e na promoção de diurese em situações de retenção hídrica anormal (por exemplo, edema cardíaco).

Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio.

Diuréticos podem fazer com que os vasos sanguíneos se alarguem (dilatem). Os diuréticos também ajudam os rins a eliminar sódio e água, diminuindo o volume de líquido pelo corpo e reduzindo, assim, a pressão arterial.

O mecanismo anti-hipertensivo dos diuréticos está relacionado, numa primeira fase, à depleção de volume e, a seguir, à redução da resistência vascular periférica decorrente de mecanismos diversos.

Os diuréticos de alça diminuem aa reabsorção de cálcio e magnésio, que resulta em hipocalcemia, hipocalemia e hipomagnesemia.

A eliminação de sódio e água aumenta a eliminação de K+ e H+, processo acelerado pela aldosterona. Os principais diuréticos de alça são a Furosemida e a Bumetanida. Dos tiazídicos, os mais empregados são a Hidroclorotiazida e a Clortalidona.

A) Os diuréticos tiazídicos atuam na alça de Henle. Aumentam o fluxo plasmático renal e o fluxo plasmático medular e papilar. O principal efeito colateral é a hipernatremia B) Os diuréticos de alça atuam nos segmentos espessos da alça de Henle.

Segundo o cardiologista Abel Magalhães, os diuréticos são chamados de pílulas para urinar: “Inicialmente, agem produzindo a eliminação de sal e água do organismo por meio da urina. Eles reduzem a quantidade de líquido circulante na corrente sanguínea, o que, por sua vez, reduz a pressão existente nas artérias”.

Diuréticos poupadores de potássio (espironolactona):
A única classe que não interfere na excreção de potássio, mesmo potencializando a diurese, é também a mais fraca em ação diurética.

Diuréticos que atuam nos Túbulos e Ductos Coletores
Possuem efeito diurético limitado e atuam nos túbulos e ductos coletores inibindo a reabsorção de Na+ e diminuindo a excreção de K+. Os principais exemplos são o Triantereno e a Amilorida, que são também levemente uricosúricos.

Sonolência, parestesias cutâneas, depressão, excitação, ataxia não especificada, confusão, convulsões, não classificadas em outras partes, tontura e instabilidade.

O Diamox 250mg União Química com 25 comprimidos é um inibidor enzimático indicado no manejo da secreção de fluidos, como em certos tipos de glaucoma, no tratamento de determinados quadros epiléticos e na diurese em casos de retenção hídrica anormal, como no edema cardíaco.

Você deve tomar Diamox por via oral, com um copo de água, durante a refeição ou não.

Preferencialmente iniciar a administração 24 a 48 horas antes da subida e continuar por 38 horas enquanto em altitude elevada ou por período mais prolongado conforme a necessidade para controlar os sintomas.

A administração prolongada de DIAMOX é contraindicada em pacientes com glaucoma de ângulo fechado não congestivo crônico, uma vez que permite o fechamento orgânico do ângulo enquanto a piora do glaucoma é mascarada pela diminuição da pressão intraocular.

Cada comprimido contém:
250 mg de acetazolamida. Excipientes: amidoglicolato de sódio, povidona, fosfato de cálcio dibásico, amido e estearato de magnésio.

Não dependa de diuréticos e não evite o consumo de água para resolver a retenção, pois ambas as estratégias tendem a piorar este problema, e não a melhorar. Liliana Oliveira, Nutricionista do Movimento 2020. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 2005N.