Até quando tomar ácido fólico e sulfato ferroso na gravidez?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil de 8-12 semanas antes de engravidar e nos 3 primeiros meses da gestação.

Qual é a quantidade certa de ácido fólico durante a gravidez? Os obstetras geralmente indicam uma dose diária mínima de 400 mcg de ácido fólico no primeiro trimestre da gestação, além de recomendar uma dieta rica em folato para reduzir os riscos de alguma alteração congênita no bebê.

Ferro + Ácido Fólico é contraindicado nos casos de:
Processos que impedem a absorção de ferro ou ácido fólico por via oral, como diarreias crônicas ou retocolite ulcerativa.

Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas por dia é considerada perigosa.

1 comprimido ao dia ou segundo critério médico, preferencialmente entre as refeições, com um copo de água ou suco de frutas.

Nela, a anemia hemolítica e outras complicações, como óbito materno pode ocorrer.

O primeiro trimestre de gravidez (momento da concepção até a 12ª semana) é um período de adaptação do corpo da mulher às mudanças da gestação. Também nesta fase, existem cuidados importantes que a mãe deve tomar para que o bebê possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Em geral, a perda de peso — que costuma corresponder, nos níveis mais extremos, a 10% do peso pré-gravidez — cessa ao fim dos primeiros três meses.

“O excesso de folato atua em um quadro muito específico, no mecanismo de hipermetilação do DNA do feto, que pode prejudicar o neurodesenvolvimento.

4º semana (dias 22 a 23) e termina no final da 4º semana, quando ocorre o fechamento do neuróporo caudal (posterior). O tubo neural se fecha primeiramente na região medial do embrião. gradualmente até restar o canal central da medula espinhal.

O ácido fólico e sulfato ferroso atuam na divisão das células, prevenção dos defeitos do tubo neural e reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

Entre os nutrientes estão: as vitaminas A, C, D, E, H e K, além do complexo B, colina e ácido fólico; e os minerais cálcio, cromo, magnésio, selênio, molibdênio, zinco, ferro e iodo.

Não se pode esquecer de tomar nenhum dia
Depende! Se o esquecimento for de curto tempo, por exemplo, um dia, a gestante pode voltar a tomar o ácido fólico sem problemas.

O ácido fólico deve ser prescrito para as gestantes, na dose de400µg (0,4 mg/dia) desde o período pré-gestacional até o final da gravidez(1).

De acordo com orientações atualizadas do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil, dois meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses da gestação.