Até quando tenho que ferver a água do bebê?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

A partir dos 7 meses, o bebê está mais resistente, quer começar a engatinhar, já tem um contato maior com o ambiente, por isso a esterilização não precisa ser tão frequente”, afirma. Ainda segundo Morando, é importante o contato da criança com as “sujeirinhas” para que seu sistema imunológico seja mais estimulado.

O padrão de temperatura recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o preparo da fórmula é de 70ºC, mas você pode conversar com o seu médico sobre isso, pois alguns profissionais da saúde defendem que a fórmula pode ser preparada com água fria, desde que tenha ...

Ferva a água potável durante 5 minutos e deixe resfriar por cerca de 15 minutos até atingir a temperatura de 70ºC. O uso de água e mamadeiras não fervidas pode provocar doenças ao lactente. Coloque na mamadeira esterilizada a quantidade exata de água previamente fervida.

Você deve esterilizar a mamadeira com água fervente para matar os germes que causam mau cheiro. Depois disso, as peças podem ficar de molho numa bacia durante 1 hora com água, 20 ml de água sanitária e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Uma água com baixa mineralização é ideal para a preparação dos alimentos para lactentes, uma vez que dissolve com mais facilidade os leites artificiais e as papas e não influencia o sabor ou a composição nutricional destes alimentos, não sobrecarregando os rins das crianças.

A água filtrada oferece algumas vantagens sobre a água da torneira, e seu sabor naturalmente pode melhorar a qualidade de vida do seu pequeno. O acesso à água limpa e segura é fundamental, especialmente durante o primeiro ano do seu bebê.

Colocar dentro de uma panela para ferver
Em seguida, coloque todas as peças da mamadeira já limpas dentro da panela com água e deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos, que é tempo suficiente para matar a maioria dos germes e bactérias.

Os pais devem aquecer as fórmulas infantis até a temperatura corporal. As mamadeiras cheias (ou os recipientes para as fórmulas infantis, caso sejam usados revestimentos de plástico descartáveis) são aquecidas em banho-maria e permite-se que elas atinjam a temperatura corporal.

Assim como nossos pais, os médicos também são categóricos: a ingestão de líquidos gelados pode afetar negativamente as defesas naturais das vias aéreas superiores do bebê. Isso porque, as baixas temperaturas tendem a inibir alguns dos mecanismos de defesa especialmente do nariz, garganta e brônquios.

NÃO!! As formulas devem ser preparadas e utilizadas imediatamente. A agua utilizada deve ser filtrada e fervida antes do uso no preparo.

Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato.

Se quiser ter máxima praticidade e zero risco de contaminação, a água filtrada é a melhor alternativa para preparação de fórmulas infantis.

Após lavar, esterilizar e secar, guarde a mamadeira em uma vasilha plástica com tampa, também reservada para os utensílios do bebê. Procure trocar a mamadeira a cada seis meses ou quando o plástico transparente do corpo começar a ficar opaco e arranhado.

Outro ponto fundamental é manter os utensílios bem higienizados e de uso exclusivo do bebê, como os copos, as colheres ou as xícaras. É recomendado evitar dar água em mamadeiras nesse período, para que o bebê não confunda com o bico do peito e se sinta saciado com a água e recuse a amamentação.

Como esterilizar mamadeira
O meio mais comum de higienizar o item é sempre fervê-lo em água. Então, quando a água ferver, deixe a mamadeira por mais 10 minutos. Em seguida e com cuidado para não se queimar, tire da panela e deixe secando sobre uma superfície também esterilizada.

Ao despejar água aquecida a 70°C para esterilizar a mamadeira, as partículas acabam sendo liberadas no interior do objeto e contaminam o leite. Ao sacudir a mamadeira para misturar o leite em pó, a contaminação é ainda maior, de acordo com os pesquisadores.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, deve-se dar água para o bebê a partir dos 6 meses de idade, que é quando os alimentos começam a ser inseridos na dieta. Além disso, é importante lembrar que a água deve ser filtrada, fervida ou tratada com cloro, e ser oferecida para o bebê em copo ou xícara.

Os bebês que usam fórmula infantil necessitam de água, pois ela contém maior quantidade de sal e gordura.

Além dos banhos com balde ou de banheira, uma opção muito interessante os banhos de ervas. A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir.