Até quando se deve tomar ácido fólico na gravidez?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

O fechamento completo do tubo neural ocorre na quarta semana de gravidez e é por isso que a suplementação com ácido fólico é necessária, pelo menos, até os três primeiros meses de gravidez.

O primeiro trimestre de gravidez (momento da concepção até a 12ª semana) é um período de adaptação do corpo da mulher às mudanças da gestação. Também nesta fase, existem cuidados importantes que a mãe deve tomar para que o bebê possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil de 8-12 semanas antes de engravidar e nos 3 primeiros meses da gestação.

Mulheres grávidas devem tomar um suplemento de ácido fólico assim que descobrem a gravidez, ou de preferência até antes de engravidar. É um comprimido pequeno, que não engorda e não tem efeitos colaterais, vendido baratinho nas farmácias ou distribuído em postos de saúde.

Baseados em pesquisas sobre a associação entre fatores ambientais e o transtorno do espectro autista (TEA), os autores do artigo recomendam que, no primeiro trimestre de gestação, as futuras mães evitem uma série de produtos que vão de pesticidas a cosméticos e plásticos.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

4º semana (dias 22 a 23) e termina no final da 4º semana, quando ocorre o fechamento do neuróporo caudal (posterior). O tubo neural se fecha primeiramente na região medial do embrião. gradualmente até restar o canal central da medula espinhal.

Muitas mulheres não sabem qual é o melhor horário para tomar o suplemento de ácido fólico. De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

Em geral, a perda de peso — que costuma corresponder, nos níveis mais extremos, a 10% do peso pré-gravidez — cessa ao fim dos primeiros três meses.

Ácido fólico:
Importante vitamina associada à formação do tubo neural do feto. É encontrada no fígado de boi e de frango, feijão, lentilha, espinafre, brócolis, gérmen de trigo, repolho, banana, frutas cítricas e ovos. Se houver necessidade, o médico poderá recomendar uma suplementação da vitamina.

A formação acontece no primeiro trimestre da gravidez
O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

A maior probabilidade de engravidar atinge-se com relações sexuais imediatamente antes da ovulação, ou seja, um a dois dias antes de ovular. Isto porque os espermatozoides conseguem sobreviver até vários dias no sistema reprodutivo feminino sem fecundação.

“Até 20% das gestações evoluem para aborto antes de 20 semanas, sendo que, destas, 80% são interrompidas até a 12ª semana”, explica o obstetra Fábio Muniz, do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP). Após a 15ª semana, o risco de abortamento cai para 0,6%.

Colestiramina e sulfonamidas podem interferir na absorção de Ácido Fólico.