Até quando o bebê é considerado recém-nascido?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Hoje vou falar sobre o vento: será que ele faz mal para o meu bebê? As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê. Para o bebê ter uma infecção, ele precisa de algum microrganismo.

Já em casa, as visitas são recomendadas após os primeiros 3 meses do bebê, depois que ele recebeu as primeiras vacinas. Ainda assim, os encontros devem ser controlados, considerando que há o risco de os adultos serem portadores de doenças contagiosas assintomáticas.

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

Com 7 meses a perceptividade do bebê estará ainda mais aguçada e com isso mais independente, pois já é consciente da sua existência. E nessa fase de Ansiedade de Separação ou Angústia de Separação fica ainda mais intensa, pois ao mesmo tempo em que ele está mais independente, ele fica mais dependente também.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele? Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

Geralmente quando a criança está deitada, as moleiras costumam ser planas, ou levemente afundadas, quando na posição vertical. Talvez você perceba uma pulsação ou sutis movimentos nessa região, mas não se preocupe. Isso acontece por causa da pressão arterial do cérebro.

Caso essa região se solidifique antes do tempo considerado normal, entre os 3 e 4 meses, poderão aparecer dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê e o pediatra poderá indicar um procedimento cirúrgico para que o cérebro consiga crescer.

Alguns reflexos ficam por mais tempo, como o de Moro, em que a criança, sentindo-se desequilibrada ou assustada por um ruído forte, joga a cabeça para trás e estica braços e pernas. Isso até os 5 meses. Mais do que uma exibição de habilidades para os pais, os reflexos são fonte de pesquisa para os pediatras.

O bebé começa a “compreender” assim que nasce:

  • 1º dia: Ouve e está vigilante.
  • 3º dia: Reage quando falam com ele e fixa o olhar.
  • 9º dia: Reage com o olhar aos sons.
  • 14º: “Reconhece” a mãe.
  • 18º: Produz sons e orienta a cabeça na sua direção quando os ouve.
  • 24º: Imita vários sons e contrai a boca quando a mãe fala.

Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos. Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.

Depois dos 6 meses de idade, já é permitido usar alguns tipos de cremes hidrantes que possuem cheiro, claro que sempre os específicos para os pequenos. Mas é apenas a partir dos 2 anos que é recomendado que a mãe utilize perfumes com cheiros no seu filho.

Por volta das 18 semanas de gravidez, seu filho ouve os primeiros sons. Em 24 semanas, essas orelhinhas estão se desenvolvendo rapidamente. A sensibilidade do seu bebê ao som vai melhorar ainda mais com o passar das semanas.

Nos primeiros dias de vida, os olhos do bebê costumam ser acinzentados, quase azuis, o que aumenta ainda mais a expectativa dos familiares. Com o passar dos dias essa cor vai se alterando e firmando para o azul, o verde ou o castanho, chegando cada vez mais próximo da cor que realmente terá.