Até quando homem pode ter filho?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

40 anos

Para que não haja risco de complicações, muitos médicos dizem que a idade máxima para ser pai é, em média, aos 40 anos. Mas não por causa de complicações para a criança, mas sim relacionado com a possibilidade de mortalidade precoce do pai, quando ele é mais velho.

idade: homens com mais de 50 anos têm mais dificuldade de produzir espermatozoide por causa do natural déficit de testosterona.

Exames para diagnosticar a infertilidade masculina
volume da ejaculação com menos de 2,0 ml; concentração de espermatozoides inferior a 20 milhões por ml; contagem total de espermatozoides menor que 40 milhões; motilidade dos espermatozoides abaixo de 50%;

Especialistas explicam que chances de engravidar após os 50 são pequenas, mas prováveis. Um dos desafios da gravidez acima dos 35 anos — além dos riscos gestacionais para mãe e alterações genéticas para o bebê — são os problemas hormonais.

O que é infertilidade masculina? Infertilidade masculina, também chamada de fator masculino da infertilidade conjugal, é uma doença caracterizada pela impossibilidade de engravidar a parceira após 12 meses de suspensão do método contraceptivo usado pelo casal.

As chances de conseguir uma gravidez após os 40 anos de forma natural são bem reduzidas, mas isso não é impossível. Para tanto, a mulher não pode apresentar nenhum outro fator de infertilidade, além da idade — como tubas uterinas obstruídas, endometriose e outras doenças no útero (miomas, pólipos, sinequias etc.).

Indivíduos com mais de 45 anos apresentam uma probabilidade 14% maior de que a criança seja prematura (quando ela vem ao mundo antes de 37 semanas de gestação). Naqueles que já passaram dos 50, há um risco 28% mais elevado de o recém nascido precisar ficar um tempo numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

O espermograma é o exame básico da fertilidade masculina. A análise seminal tem dois aspectos: microscópico e macroscópico. O aspecto microscópico analisa as condições dos espermatozoides. Já o macroscópico avalia o líquido seminal.

Espermograma: é capaz de analisar a qualidade seminal e indicar se a produção de espermatozoides é adequada e viável para a fecundação do óvulo. Dosagem hormonal: exame de sangue para verificar a fertilidade masculina, levando em conta a estimulação da produção de espermatozoides pela testosterona.

Dentre as principais causas que propiciam a infertilidade nos homens estão a varicocele - dilatação anormal das veias testiculares, obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes e infecções não tratadas. Quanto às infecções, é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade.

Como aumentar fertilidade masculina

  1. Tome suplementos de ácido D-aspártico.
  2. Exercite-se regularmente.
  3. Consuma vitamina C o suficiente.
  4. Relaxe e minimize o estresse.
  5. Experimente o Tribulus Terrestris.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

CRIANÇA ENGRAVIDA A PARTIR DE QUAL IDADE? Em contato com a reportagem de A Gazeta, o especialista falou também sobre a possibilidade de gravidez na infância, que se dá após a primeira menstruação, chamada de menarca. Segundo Aboudib, isso varia de criança para criança e varia entre os 9, 10, 11 e 12 anos.

Na ejaculação retrógrada, a parte da bexiga que normalmente fecha durante a ejaculação (o colo da bexiga) permanece aberta, fazendo com que o sêmen vá para trás para a bexiga. Uma das causas mais comuns é a cirurgia de próstata devido ao aumento não canceroso da próstata.

Endometriose. Considerada, atualmente, a causa mais comum de infertilidade feminina, a endometriose tem como característica o crescimento de um tecido anormal semelhante ao endométrio, fora do útero, geralmente em locais próximos como peritônio, ligamentos uterossacros, ovários e tubas uterinas.

Na quinta semana da gestação de Manuela, filha do diretor de TV Adriano Rico, Eliana teve descolamento de placenta, o que a obrigou a ficar de repouso. Na 11ª semana, foi submetida a uma cerclagem uterina, para evitar um parto prematuro.

Após essa faixa etária, existe sim a possibilidade de ter uma gestação tranquila e saudável, no entanto, é preciso que seja monitorada de perto, considerando todos os riscos genéticos que aparecem com mais frequência à medida que as mulheres envelhecem.

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.

Indivíduos com mais de 45 anos apresentam uma probabilidade 14% maior de que a criança seja prematura (quando ela vem ao mundo antes de 37 semanas de gestação). Naqueles que já passaram dos 50, há um risco 28% mais elevado de o recém nascido precisar ficar um tempo numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Segundo pesquisas, as chances de alguém engravidar após os 45 anos são baixas (menos de 1%), mas, como sabemos, bastam um óvulo e um espermatozoide para que “difícil não seja impossível”. Então, se você está nessa faixa etária, a caminho da menopausa, e acha que não há mais risco, cuidado!