Até quando é considerado neonatal?

Perguntado por: vmatos7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

O bebê é considerado recém-nascido durante o período neonatal, que vai do nascimento até completar 28 dias.

O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e ...

Pois então, a Neonatologia (neo = novo; nato = nascimento; logia = estudo) é o ramo da pediatria que cuida de bebês desde o nascimento até 28 dias de vida, quando estes deixam de ser chamados de recém-nascidos (ou neonatos) e passam a ser lactentes.

Significado de Neonatal
adjetivo Relativo ao recém-nascido (neonato), especialmente no primeiro mês após o nascimento. Que pode acontecer nas 4 primeiras semanas de vida ou que acomete alguém durante suas primeiras semanas de vida. expressão Ictericia Neonatal.

O óbito neonatal foi analisado considerando aquele ocorrido no período neonatal precoce (0 a 6 dias de vida) e neonatal tardio (7 a 27 dias de vida)(1).

Já o período neonatal é definido como os primeiros 28 dias após o nascimento e, adicionalmente, pode ser subdividido nos períodos muito precoce (do nascimento até 24 horas), precoce (do nascimento até 7 dias) e tardio (de 8 dias até 28 dias). Lactente é o bebê durante o primeiro ano de vida depois do nascimento.

A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.

2O parto com 37 semanas teoricamente não seria prematuro, porém, ele pode trazer tantos riscos como um parto com 34, 35 semanas. 3Normalmente uma diferença de até 7 dias, é relevante aos olhos médicos, porém, além desse prazo, a diferença pode ser considerada pela diferença da concepção e implantação.

O bebê que nasce com 36 semanas é considerado prematuro, mas muitas vezes não precisa de cuidados especiais. Por outro lado, bebês que nascem com 37 semanas às vezes precisam de ajuda para respirar. Não há muito como prever.

Bebês com menos de 28 semanas terão mais riscos de ter problemas respiratórios e cardiácos, já os com menos de 32 semanas têm mais chances de ter quadros infecciosos”, completou. Diante desse cenário, a especialista fez um alerta: “Não podemos achar que todos os prematuros são iguais”.

Pediatria é a especialidade médica que se dedica à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos. Neonatologia é a área da medicina que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dos recém-nascidos e aos cuidados necessários com os prematuros.

Trata-se de um espaço reservado especialmente para o cuidado de bebês prematuros ou mesmo os que, apesar de terem nascido a termo (a partir de 37 semanas), necessitem ficar em observação após o nascimento.

Monitores respiratórios, que indicam como está a capacidade respiratória do bebê, podendo ser necessário que bebê fique em ventilação mecânica; Cateteres, que são utilizados principalmente para promover a nutrição do bebê.

- O RN está vigoroso (o RN é considerado vigoroso quando apresentar tônus muscular adequado [flexão de extremidades], FC > 100 bpm [batimentos por minuto] e movimentos respiratórios espontâneos)?

Taxa de mortalidade neonatal precoce: número de óbitos de residentes de 0 a 6 dias de idade por mil nascidos vivos de mães residentes. Taxa de mortalidade neonatal tardia: número de óbitos de residentes de 7 a 27 dias de idade por mil nascidos vivos de mães residentes.

É a morte de um produto de concepção antes da expulsão do corpo da mãe, independente da duração da gravidez.