Até quando é considerado descendente?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Os parentes em linha reta são os ascendentes (pais, avós, bisavós, tataravós) e os descendentes (filhos, netos, bisnetos).

Grau de parentesco sanguíneo

  • Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós).
  • Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Pesquise em sites de genealogia
Existem muitos sites de genealogia com banco de dados que facilitam a busca. Neles você encontra muitas informações e registros de imigrantes de diversas partes do mundo. O mais famoso é o Family Search, patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada a ver com o meu sobrenome. Família é chegada, não origem.

Toda. Essa é a resposta simplificada, claro. Na prática, cada um dos 20 mil genes que se juntaram para compor seu genoma vêm de um ancestral diferente. Todas as pessoas que compartilham um gene compartilham um mesmo ancestral, que é o indivíduo em que aquela mutação surgiu originalmente.

São os indivíduos que deram origem à nossa linhagem. Logo, os ascendentes são pais, avós, bisavós, etc. Como a palavra indica, ascendente indica uma progressão para cima. Não é de surpreender que aqueles originados após os ascendentes são os descendentes.

Na ausência de irmãos e sobrinhos, são convocados os tios do falecido, que também recebem quinhões idênticos. Inexistindo irmãos, sobrinhos e tios, são finalmente convocados os tios-avós, sobrinhos-netos e primos. Aqui cabe ressaltar que não há ordem de preferência entre eles.

Popularmente, os primos reconhecidos pela lei (parente em quarto grau) são chamados de "primos de primeiro grau". A partir daí, todos os outros primos são chamados de segundo grau, terceiro, quarto, etc. Por exemplo, os filhos dos primos e os primos dos pais são chamados de "primeiros primos uma vez removidos".

"Marido e mulher não são parentes. A relação entre os esposos é de vínculo conjugal que nasce com o casamento e dissolve-se pela morte de um dos cônjuges, pelo divórcio ou pela anulação do matrimônio."

Os parentes colaterais são aqueles que têm um ancestral comum, mas que não são descendentes, nem ascendentes entre si. São eles, os irmãos, os tios-avós e os sobrinhos-netos.

Já o irmão do pai, ou seja, o tio de alguém, é considerado um parente de terceiro grau. Isso porque o pai é parente de primeiro grau em linha reta, como já visto, o avô de segundo e entre o avô e seu outro filho, mais um grau. Portanto, o tio é considerado parente de terceiro grau colateral.

Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

Ascendência x Descendência
Descendentes - são aqueles que vêm depois. Ascendentes - são aqueles que vêm antes. Assim, os netos de japoneses, por exemplo, são descendentes de japoneses.

Na verdade, não existe uma lista oficial que indique quais sobrenomes têm direito à cidadania portuguesa. Mas o fato de possuir um sobrenome com origem em Portugal pode ser um sinal de que você tenha possibilidade de pedir a nacionalidade portuguesa por descendência – isto é, por descender de um cidadão português.

Tem direito à cidadania italiana todo descendente de italianos, nascido dentro ou fora da Itália, sem limite de gerações. É o que chamamos cidadania italiana jus sanguinis, o direito por sangue à cidadania transmitida, por lei, do antenato italiano a todos os seus descendentes em linha reta.