Até quando devemos insistir em um relacionamento?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Na grande maioria dos casos, essa insistência de manter relacionamentos ruins se origina na insegurança. Os indivíduos inseguros se envolvem de tal forma com alguém, que colocam sobre os ombros do outro a responsabilidade pela própria felicidade.

Registre a frequência com que você e seu par brigam.
Brigar por assuntos irrelevantes pode ser uma forma de chamar a atenção ou de descontar a raiva, e também sinaliza alguma disfunção. Terminar as brigas com raiva, ressentimento, amargura e indisposição para se reconciliar também indicam a falência do relacionamento.

Desistir é a saída dos fracos, insistir é a vitória dos fortes. O grande prazer da vida é fazer o impossível. Há grande diferença entre INSISTIR e NÃO DESISTIR. INSISTIR é tentar, teimando.

Às vezes, isso apenas significa que devemos insistir um pouco mais e até redobrar o esforço, pois o que queremos, por ser uma coisa especial, deve exigir mesmo o máximo de nossa disposição, o máximo de nossa energia – e aí qualquer esforço se justifica, toda dedicação vale a pena.

5 sinais de que ele/a quer terminar

  1. Coloca outros interesses na frente da relação. ...
  2. Diz coisas que te fazem pensar nessa possibilidade. ...
  3. Está ausente. ...
  4. Ele(a) te pede um tempo. ...
  5. Pergunte ao seu parceiro(a)

Desistir de um relacionamento ou de um emprego não é sinônimo de fracasso. Significa que você avaliou a situação e chegou à conclusão de que é mais saudável deixar ir e seguir por outro caminho. Quando uma porta se fecha, um ciclo se encerra. É preciso ter humildade para aceitar o fim e que a hora de desistir chegou.

Falta de apoio e respeito: Em relacionamentos abusivos, é comum que o parceiro tente te diminuir a todo momento e não te apoie. Além disso, seus compromissos e suas relações não são respeitados. Ao passar por situações como essas, é muito importante que façamos uma avaliação .

Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.

O que é relacionamento tóxico? Caroline explica que “um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada”.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Respondendo à pergunta-título, sim, é possível revitalizar qualquer relação, seja uma amizade ou um relacionamento amoroso. É um processo trabalhoso, que exige muita paciência e esforço, mas que pode trazer um final feliz.

Para o ajudar, a especialista fez uma lista de cinco passos a dar antes de pôr um ponto final no seu relacionamento:

  1. Pense no que vos atraiu um ao outro. ...
  2. Tente quebrar a rotina. ...
  3. Perceba até que ponto o seu passado influencia o presente. ...
  4. Reconhecer que tem medo da intimidade. ...
  5. Não discuta.

A vontade de desistir é natural, mas será que não devemos fazer dela um impulso para alcançar o sucesso? Nenhuma vitória acontece sem que antes haja uma batalha. Em momentos em que tudo parece estar perdido é primordial acreditar na sua força interior e ser persiste, pois só assim o seu objetivo será alcançado.