Até quando acordar o bebê de 3 em 3 horas?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Normalmente, após os 6 meses, quando a criança está com bom desenvolvimento, já não há mais a necessidade das mamadas noturnas. Para gradualmente ir eliminando esse hábito, é importante que a mãe promova ações de indução do sono. Todos associam certas ações ao adormecer.

Os bebês podem dormir de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas. Assegure-se de que o ele durma com segurança e tranquilidade, seguindo algumas dicas. Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: Segurança durante o sono: Uma noite segura de sono para seu bebê

O número de horas que o bebê dorme pode variar ao longo dos meses e até anos. Durante os primeiros 3 meses é natural que ele acorde a cada 2 ou 3 horas, independentemente de ser dia ou noite.

Estipular horários para comer de 3 em 3 horas também pode facilitar sua vida. Se você acorda às 6h, por exemplo, pode tomar café às 6h30, o lanche da manhã às 9h30, almoçar às 12h30 e assim por diante. Também é importante lembrar que o café da manhã é a principal refeição do dia.

Agora que você já entende algumas razões que levam o seu pequeno a despertar em horários impróprios, apresentamos algumas dicas para driblar este problema:

  1. Crie uma rotina. ...
  2. Diferencie noite do dia. ...
  3. Deixe que ele pegue no sono sozinho. ...
  4. Dê uma naninha. ...
  5. Espere antes de agir.

De qualquer forma, aguarde um tempo após a mamada para deitá-lo. Então o correto é a mãe deixar o bebê em pé com a cabeça reta após a mamada, por pelo menos 15 a 20 minutos; e movimentá-lo de um lado para o outro do colo. Isso vai ajudar a sair o ar e o leite que tenha que sair.

Tabela do sono do bebê
a partir dos 4 meses, a maioria costuma dormir à noite e passar mais tempo acordado durante o dia.

O número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia. No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho.

16 horas

Além disso, diz Moreira, para as crianças maiores de 6 meses, o ideal é que a última soneca aconteça por volta das 16 horas, evitando assim, interferências no sono da noite.

Em geral, segundo a médica, bebês de até 3 meses dormem entre 11 e 19 horas por dia e bebês de 4 a 11 meses dormem de 10 a 18 horas (somando todas as horas dormidas dentro das 24 horas do dia). “O importante é observarmos se o bebê está bem com a quantidade de sono que ele está apresentando.

É normal recém-nascido dormir muito? Sim! Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia!

Sono do bebê: Como criar uma rotina

  1. Dia a dia com horários definidos. ...
  2. Desacelerar à noite ajuda o sono do bebê ...
  3. Evitar sonecas fora de hora. ...
  4. Banho e carinho antes do sono do bebê ...
  5. Ter apoio familiar. ...
  6. Evitar ir até o quarto do bebê a toda hora.

A especialista afirma que comer de 3 em 3 horas não é exatamente um erro. A prática é usada como uma das estratégias para controle da fome em quem busca emagrecer ou até mesmo para o ganho de massa muscular. No entanto, apesar de não ser um erro, existem outras opções.

Mantém os níveis de energia constantes
Isso ocorre devido à privação do alimento, pois a falta dos nutrientes oriundos da alimentação ocasiona um desequilíbrio energético. Logo, para estimularmos a produção de energia, é importante comermos de 3 em 3 horas.

A dica de comer de três em três horas é uma recomendação comum entre nutricionistas. A ideia é que ao se alimentar várias vezes por dia, fica mais fácil controlar a fome.

É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia. Normalmente, após os 6 meses, quando a criança está com bom desenvolvimento, já não há mais a necessidade das mamadas noturnas.

Durante a noite, costuma adormecer cedo, por volta das 20h ou 21h. Acorda para mamar aproximadamente de três em três horas, dormindo logo em seguida. Esse padrão se estende pelos primeiros três meses de vida.

Isso porque trata-se de uma reação normal de seu organismo, que ainda está se acostumando com a vida fora da barriga da mamãe. Por um breve período, as coisas ficam um pouquinho desreguladas na vida do bebê, como a hora da alimentação e, principalmente, do sono. E, por isso, muitas vezes o bebê acorda de madrugada.

Nunca vi a situação extrema disso levar a óbito, mas é importante ficar atento”, destaca Vivian. Caso o bebê engasgue, ele terá mais dificuldade para respirar. "Se a criança ficar roxa, significa que o leite pode ter ido para o pulmão. Se isso acontecer, é preciso ir ao pronto atendimento", orienta a pediatra.