Até quando a mãe pode amamentar?

Perguntado por: hsilveira4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

dois anos

Durante quanto tempo devo amamentar? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação durante dois anos ou mais. Isso é válido para famílias do mundo todo, não apenas dos países em desenvolvimento.

Amamentar após os 2 anos é possível e traz benefícios: “é o alimento mais completo”

Até os seis meses de vida, o leite materno oferece todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver com saúde, além de fornecer importantes anticorpos para o amadurecimento do seu sistema imunológico.

Durante um período de 24 horas, pode ser que o bebê mame menos vezes com leite materno extraído do que no peito. Não o force a tomar mais leite do que ele quiser". Você provavelmente vai sentir os seios cheios e sensíveis, à medida que seu corpo se adapta à produção de menos leite.

No desmame natural, a criança, que passou por uma amamentação sem a interferência de bicos artificiais como chupeta a mamadeira e foi amamentada sob livre demanda, opta por parar de mamar.

Não tenha pressa, faça o desmame gradualmente
Pouco a pouco você pode diminuir o período em que o pequeno fica em seu peito, até que ele próprio mame a quantidade que necessita e por um tempo menor que antes. Após o neném ficar acostumado, é garantido que ele deixará de procurar pelo seu peito na hora de dormir.

Fique tranquila porque isso é normal e, como os mamilos são considerados órgãos secretores, é natural que isso aconteça com muitas mulheres depois da amamentação ou até algum tempo depois, sem que percebam.

Algumas pessoas recomendam oferecer cada vez menos leite ou menos tempo de seio nas mamadas ou reduzir gradualmente o número de mamadas da madrugada Dessa forma bebê acostumaria a ingerir menos alimento ao longo dos dias e, teoricamente, deixaria de precisar se alimentar durante a noite.

Não existe leite materno fraco. Isso é o que garante profissionais de saúde que atendem bebês e crianças. A pediatra Mayra Aguirre explica que esse é mais um mito da maternidade.

O leite materno, após os dois anos de idade, evita mortes infantis, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade; e reduz o risco de desenvolver câncer de mama nas mães (veja mais em: A verdade sobre amamentação prolongada).

Colocá-lo no berço e fazer o shhhh, com massagens nas costas dele, dentro desse ambiente preparado para o sono que eu expliquei aqui, vai ajudar com que ele se acalme e relaxe para dormir. Além disso, você estará lá, do lado dele, mesmo que não seja no seu colo é importante mostrar que você está com ele.

O bebê passa a sugar a mama de forma incorreta, extraindo quantidade insuficiente de leite e gerando, novamente, o desencadeamento de um círculo vicioso que culmina em desmame.

Contraindicado formalmente pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada, como é conhecida a prática de mães que amamentam filhos de outras que apresentam alguma dificuldade com o aleitamento, traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças, infecto-contagiosas, a mais ...

Se o seu filho acorda muitas vezes durante a noite, a primeira coisa a se fazer é descartar qualquer questão de saúde. Quando os pequenos estão com febre, tosse, nariz entupido ou com alguma alergia podem ter dificuldade para dormir. Depois, a principal dica é investir em uma rotina de sono.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

Uma outra boa técnica para realizar um desmame sem traumas é diminuir o tempo que o bebê mama em cada mamada. Por exemplo, se o bebê normalmente fica cerca de 20 minutos em cada mama, o que se pode fazer é deixá-lo mamar somente 15 minutos em cada peito e, em cada semana, ir diminuindo mais um pouco esse tempo.