Genética

Estou grávida e só tenho vontade de ficar deitada?

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

... Ler mais

O que significa translucência nucal 1-0 mm?

O resultado é considerado normal quando está inferior a 2,5 mm. Quando o laudo representa uma quantidade normal de líquido significa que é muito improvável que seu bebê tenha síndrome de Down ou outra doença genética.

... Ler mais

Como saber se o bebê vai nascer saudável?

O ultrassom obstétrico é um exame extremamente importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante o período gestacional. Esse exame de imagem está presente durante todo o pré-natal e é a maneira mais fácil e segura de perceber se está tudo bem com o bebê.

... Ler mais

O que a morfológica do 2 trimestre detecta?

Neste exame podem ser detalhados achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto. No II trimestre também são avaliados sinais ultrassonográficos como visualização do osso nasal e mensuração da prega nucal.

... Ler mais

O que fazer para evitar má formação no feto?

Muitas anomalias congênitas podem ser prevenidas ou tratadas. A suplementação com ácido fólico na pré-gravidez, o consumo de iodo durante a gestação, a vacinação contra a rubéola (que pode ser transmitida aos filhos durante a gestação) e assistência pré-natal adequada são algumas formas de prevenção.

... Ler mais

O que acontece com o bebê quando a mãe não se alimenta direito?

A desnutrição durante a gravidez pode atrapalhar o desenvolvimento dos órgãos do feto, incluindo o cérebro e isso pode resultar em sequelas para o resto da vida da criança, comprometendo o Q.I. e causando dificuldades no aprendizado. A deficiência alimentar também pode aumentar o risco de parto prematuro.

... Ler mais

O que muda no corpo com 5 semanas de gravidez?

O metabolismo do corpo, o ritmo cardíaco e a respiração aumentam devido ao trabalho que o corpo precisa fazer para enviar oxigênio e nutrientes para o desenvolvimento do bebê. As alterações emocionais durante a quinta semana de gravidez podem ficar mais evidentes como sensibilidade, nervosismo e ansiedade.

... Ler mais

O que comer para evitar pré-eclâmpsia?

Estudos demonstram que uma dieta no estilo mediterrâneo pode diminuir as chances de desenvolvimento de pré-eclâmpsia. Por isso, prefira alimentos ricos em fibras ou que sejam integrais como cereais, leguminosas, hortaliças e frutas, de preferência com casca ou bagaço, no lugar de sucos.

... Ler mais

Pode comer ovo na gravidez?

Embora a alergia a substâncias presentes no ovo seja bastante comum, a gestante pode comê-lo, respeitando as orientações nutricionais. “A recomendação é ingerir até três ovos por semana, por conta da quantidade de gordura que ele tem.

... Ler mais

Qual a possibilidade da morfológica dar errado?

No primeiro, tem índice de acerto de cerca de 70%. No segundo, quando o feto já está bem desenvolvido, com os contornos mais definidos, a confiabilidade chega a 90%, conforme o Colégio Brasileiro de Radiologia.

... Ler mais

O que é agenda SG?

A agenda ESG é um processo contínuo e de revisão estratégica do negócio. Sua empresa, quer esteja iniciando a caminhada do IPO, quer já esteja listada, deve incorporar esses temas aos processos de negócios, à cultura corporativa e à tomada de decisões.

... Ler mais

Como saber o grau de risco?

Para saber o grau de risco de uma empresa, é necessário acessar com o CNPJ da empresa em questão no site da Receita Federal para ver a classificação, pois cada negócio possui um risco diferente, que é determinado pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

... Ler mais

Como saber se vou ter leite quando o bebê nascer?

O colostro é produzido pelas mamas antes do leite materno. No final da gravidez, os seios já são capazes de produzir esse pré-leite rico em proteínas para o bebê. Em algumas mulheres, o colostro vaza bastante antes mesmo do parto, em outras ele nem dá sinal, o que também é absolutamente normal.

... Ler mais

O que fazer para não ter filho com Síndrome de Down?

Para evitar uma gravidez de risco, então, o médico sugere a ingestão suplementar de ácido fólico que, por ser solúvel na água, não se deposita no organismo e não apresenta efeitos colaterais: “Alguns laboratórios já realizam exames para detectar as alterações genéticas da enzima, que também estão relacionadas a ...

... Ler mais

O que leva uma pessoa nascer com Síndrome de Down?

O que causa a síndrome de Down? A síndrome de Down é causada por um excesso de material cromossômico. Indivíduos acometidos por essa condição possuem 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.

... Ler mais

O que o nutrólogo avalia?

Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças. O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes.

... Ler mais

Quantas morfológica tem que fazer?

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

... Ler mais

Como agradar o marido durante a gravidez?

- Manter o romantismo na relação é fundamental. Olhar, tocar, elogiar, ter momentos a dois, como jantares e passeios, são formas de não deixar a relação esfriar. - É fato que o corpo da gestante muda drasticamente, e é comum que ela sinta-se pouco atraente.

... Ler mais

Quando ir para o hospital com pressão alta na gravidez?

“Se a mulher tiver hipertensão com pressão acima de 140/90 durante o pré-natal, isso precisa ser valorizado e é fundamental investigar pré-eclâmpsia.

... Ler mais

Quem carrega o gene da Síndrome de Down?

Idade do pai é mais determinante que a da mãe na geraçãode filhos com problemas. Quando se trata de doenças genéticas, a culpa, geralmente, recai sobre a mãe. Mulheres mais velhas correm um risco maior de gerar crianças portadoras das síndrome de Down, de Edwards e de Klinefelter, por exemplo.

... Ler mais