Genética

Qual é o ultrassom mais importante na gravidez?

Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

... Ler mais

O que comer para ter gêmeos?

Estudos apontam sobre o consumo de produtos lácteos e a ligação com a fertilidade e chegaram à conclusão de que mulheres que consomem mais alimentos como leite, queijo e iogurtes aumentam em até 5 vezes mais suas chances de conseguir engravidar de gêmeos.

... Ler mais

O que significa risco corrigido?

Isto significa que o risco, considerando-se apenas a idade da mãe, é de 1 em 100 (ou seja, 1%). Após a medida da translucência nucal, este risco foi corrigido para 1 em 1000 (ou seja, 0,1%). Considera-se o risco alto quando ele é superior a 1 em 100 (maior que 1%).

... Ler mais

Qual a medida da translucência nucal?

Quando o valor está inferior a 2,5 mm o resultado é considerado normal. Isso sugere que é muito improvável que o bebê esteja acometido por alguma das doenças genéticas detectáveis pela TN.

... Ler mais

Como saber se o bebê está ganhando peso?

O mais importante é o bebê manter a sua curva, assim como não subir ou descer para outra em diferentes medições de peso. Os pontos azuis mostram um exemplo de um bebê que ganhou o peso esperado, já os vermelhos um com ganho baixo de peso.

... Ler mais

Onde o bebê fica na barriga com 5 meses?

Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero.

... Ler mais

Quantos quilos é normal engordar com 5 meses de gravidez?

Com relação a quanto engordar por mês na gestação, normalmente a mulher ganha, em média, entre 1 kg e 2 kg por mês ao longo da gestação.

... Ler mais

Qual a melhor ultrassom para ver o bebê?

O ultrassom mais utilizado para a gestação é o morfológico, em que o médico desliza um transdutor sobre a barriga da gestante com auxílio de gel. Com ele, pode ser visualizada a posição do bebê, seu tamanho, acompanhar as movimentações no útero e verificar os batimentos cardíacos.

... Ler mais

O que a translucência nucal detecta?

O exame tem como objetivo avaliar o acúmulo de líquido sob a pele na região atrás do pescoço do feto. Com essa medição, é possível suspeitar de algumas condições como Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, entre outras.

... Ler mais

Quantas morfológica tem que fazer?

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

... Ler mais

O que quer dizer UTI verde?

Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.

... Ler mais

Como analisar o grau de risco?

Como É Feita a Análise de Risco?

  1. 1 – Defina a Situação a Ser Analisada. A análise de riscos sempre deve ser feita em relação a uma situação específica. ...
  2. 2 – Estabeleça o Grau de cada Risco. ...
  3. 3 – Defina Suas Estratégias. ...
  4. 4 – Documente e Formalize a Análise de Risco. ...
  5. 5 – Controle e Efetue Uma Revisão Periódica.
... Ler mais

Quantos ultrassom é feito durante a gestação?

É consenso médico que toda gestante deve fazer, ao menos, quatro ultrassons. O primeiro deles logo no comecinho da gravidez, entre 5 e 8 semanas, realizado via transvaginal.

... Ler mais

Qual a idade gestacional para fazer translucência nucal?

Recomenda-se que o exame seja feito entre a 11ª e a 13ª semana de gestação. Quando realizada nesse período e de forma apropriada, a medida da translucência nucal consegue identificar cerca de 95% dos casos de anomalias cromossômicas, como as síndrome de Down, de Edwards e de Patau.

... Ler mais

Como saber se o hCG está aumentando?

Os sinais mais conhecidos são as náuseas e/ou vômito, que acontecem nas primeiras semanas. Esses sintomas são causados devido ao aumento dos níveis de HCG, que indicam o início da gestação. Por ocorrerem com maior frequência pela manhã, são referidos como “enjoo matinal”, porém podem acontecer a qualquer horário.

... Ler mais

O que acontece com o bebê quando a mãe está com infecção urinária?

Ao passar pelo canal vaginal, o bebê pode ser contaminado com as bactérias da infecção urinária da mãe. Gestantes com exames positivos para infecção urinária precisam tomar um antibiótico antes do parto. Nesses casos, o bebê é monitorado para detectar se há o risco de febre ou algum sinal de contaminação.

... Ler mais

O que leva uma pessoa nascer com Síndrome de Down?

O que causa a síndrome de Down? A síndrome de Down é causada por um excesso de material cromossômico. Indivíduos acometidos por essa condição possuem 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.

... Ler mais

Tem como saber se o feto tem Síndrome de Down?

A síndrome de Down pode ser descoberta antes mesmo do bebê nascer, pelos exames recomendados durante a gravidez. Existem exames de triagem, como o de NIPT e ultrassom morfológico, que podem trazer o risco do bebê ser portador da Síndrome de Down.

... Ler mais

Qual o cromossomo que causa o autismo?

No cromossomo X, a região Xq22-q23, onde está mapeado o gene AGTR2, é tida como importante. Estudos neste gene têm mostrado que a deleção desta região está associada à alta freqüência de deficiência mental em indivíduos autistas.

... Ler mais

Como saber se o bebê está sendo bem alimentado?

Para ser bem alimentado, o bebê precisa mamar, no mínimo, 6 vezes ao dia.
...
Como saber se meu bebê está bem alimentado?

  1. As mamas se esvaziam e ficam mais macias após a amamentação;
  2. O bebê engole bem o leite;
  3. A troca de fralda molhada aumenta para 6 a 8;
  4. O cocozinho do bebê é amarelo-mostarda ou mais escuro.
... Ler mais