Genética

Como é feito o teste da mãezinha?

A realização do teste consiste na coleta de sangue no dedo da gestante, depositada em papal filtro e enviada para análise no laboratório da FEPE. O diagnóstico precoce evita que mulheres que apresentam essas patologias, tenham uma gestação de risco com crises de dor, infecções e até mesmo o parto prematuro.

... Ler mais

Por que não pode sentar na porta quando está grávida?

Dizem as mais velhas que sentar no batente da porta durante a gestação antecipa o parto e o bebê pode nascer prematuro. Embora isso não faça o menor sentido, tem muita gente que segue à risca e evita essa atitude a qualquer preço.

... Ler mais

Qual a diferença entre Golfo e refluxo?

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

... Ler mais

Tem ultrassom morfológica pelo SUS?

O ultrassom morfológico é de direito de todas as gestantes durante o pré natal, ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nos laboratórios e hospitais particulares, o custo do exame pode ser de até R$ 200,00.

... Ler mais

Como medir o osso nasal?

O osso nasal de um feto pode ser visibilizado por meio da ultrassonografia entre 11 semanas e 13+6 semanas de gestação.

... Ler mais

Como interpretar o exame de translucência nucal?

O resultado é considerado normal quando está inferior a 2,5 mm. Quando o laudo representa uma quantidade normal de líquido significa que é muito improvável que seu bebê tenha síndrome de Down ou outra doença genética.

... Ler mais

Quais as sequelas que a eclâmpsia pode deixar?

Sequelas. As mulheres que tiverem complicações com a pré-eclâmpsia podem desenvolver, a curto prazo, síndrome de HELLP, eclâmpsia e descolamento da placenta. Já a longo prazo, a paciente tem maior risco de ataque cardíaco, AVC, doença cardiovascular, doença renal e pressão alta.

... Ler mais

Tem algum problema não fazer a morfológica?

O morfológico não é um exame obrigatório, muito menos emergencial, mas é extremante aconselhável, pois permite descobrir alterações anatômicas, estabelecer plano diagnóstico e terapêutico. Quanto mais cedo for possível tratar certos problemas, melhor.

... Ler mais

Qual o risco de um bebê nascer com 36 semanas?

O bebê que nasce com 36 semanas é considerado prematuro, mas muitas vezes não precisa de cuidados especiais. Por outro lado, bebês que nascem com 37 semanas às vezes precisam de ajuda para respirar. Não há muito como prever.

... Ler mais

Por que o bebê mexe mais à noite?

O aumento da atividade do seu bebê à noite está intimamente relacionado ao seu estilo de vida e como ele se adapta a isso. A comida também desempenha um papel importante, uma vez que o açúcar que você consome também é consumido por ele.

... Ler mais

O que significa a pulseira azul no hospital?

Quando avaliado dentro do nível azul, o paciente precisa apenas de um atendimento básico, sem complexidade. A SES/DF orienta que os casos classificados nessas cores podem ser atendidos em centros de saúde próximos de suas residências, ou seja, não há necessidade de se dirigirem a um hospital, à espera de assistência.

... Ler mais

Como saber se o bebê está com a barriga cheia?

Quando os bebês estão com gases, a barriguinha normalmente fica distendida. Isto é: um pouquinho maior do que o normal. Além disso, ela também pode ficar mais durinha em decorrência do acúmulo de gases na região.

... Ler mais

Qual é o melhor horário para tomar ácido fólico?

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5).

... Ler mais

Qual a idade certa para cortar o cabelo do bebê?

É raro a criança precisar de um corte com menos de três meses. Recomendamos a partir dos 06, onde o bebê encontra-se mais firme para manter a cabeça ereta e também já está adequado aos ambientes externos, pois muitos pais optam por fazer em Barbearias ou Salões de Beleza.

... Ler mais

O que a Bíblia fala sobre a fome?

Diante da multidão, Jesus diz aos discípulos para darem comida à multidão. A fome é uma das necessidades primordiais do ser humano e, na linguagem bíblica, não significa apenas necessidade urgente de alimento diário, mas de tudo o que o ser humano precisa para viver com dignidade.

... Ler mais

Como saber se o bebê está com fome dentro da barriga?

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

... Ler mais

Estou com 22 semanas de gestação quando engravidei?

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

... Ler mais

Como saber se o bebê tem Síndrome de Down na ultrassom morfológica?

“Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal serve também para avaliar a translucência nucal (realizado entre 11 e 14 semanas) e pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostragem das vilosidades coriônicas”, explica a doutora.

... Ler mais

É possível sentir o bebê mexer com 2 meses de gravidez?

A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.

... Ler mais

Como ganhar dinheiro sendo estudante de nutrição?

As diferentes maneiras de como ganhar dinheiro sendo nutricionista

  1. 1 – Trabalhando em um consultório. ...
  2. 2 – Abrindo seu consultório. ...
  3. 3 – Concurso público. ...
  4. 4 – Conteúdo em redes sociais. ...
  5. 5 – Ser um Mentor e ajudar outros profissionais ou pessoas que possuem dificuldade com a nutrição.
... Ler mais