Direito

Quantas instâncias pode ter um processo?

A Constituição Federal somente garante dois graus de jurisdição, ou seja, somente primeira e segunda instâncias. Assim, apesar dos tribunais superiores serem costumeiramente chamados de terceira instância, esse grau de hierarquia não existe formalmente no Poder Judiciário.

... Ler mais

Quantos desembargadores julgam um recurso de apelação?

O recurso de apelação é julgado por três desembargadores vinculados ao órgão julgador do tribunal de justiça da região. Um desembargador relator será responsável por realizar o juízo de admissibilidade do recurso e apreciar eventual pedido liminar.

... Ler mais

Quanto custa um processo de advogado?

Em geral, 10% a 20% sobre o valor econômico da questão, mínimo R$ 2.666,74. 93 – CONTRATOS EM GERAL: Minuta de contrato ou de qualquer documento: 2% do seu valor, mínimo R$ 800,03.

... Ler mais

É possível parcelar as custas processuais?

O artigo 98, § 6º do CPC prevê que, conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

... Ler mais

Qual é o valor atualizado da causa?

Quando se leva a sentença ou o acórdão à execução (cumprimento), o valor da causa deve ser o correspondente ao montante estabelecido no julgamento. Nos casos de sentença ilíquida, o valor da causa para efeito de execução haverá de ser o que restar apurado na liquidação.

... Ler mais

Como saber se ganhei a causa na Justiça contra o INSS?

Nestes casos, você deverá entrar no site do Tribunal de Justiça do seu estado e fazer o mesmo procedimento de consulta processual pelo seu nome ou número de processo. Para consultar essa informação, é só procurar a opção de “Acompanhamento Processual” e clicar no respectivo local.

... Ler mais

O que não pode fazer na liberdade condicional?

O indivíduo não pode se envolver em brigas, gangues ou praticar delitos. Além disso, o detento deve ter bom desempenho no trabalho que exerce dentro da prisão, caso tenha. Quando houver a possibilidade de reparar o dano causado pelo seu crime, o indivíduo deve fazê-lo.

... Ler mais

Quanto um advogado cobra para entrar com uma ação de danos morais?

Segundo a relatora, no Código de Processo Civil de 1973 ficou estabelecido que os honorários de advogado, quando procedente o pedido da ação, serão fixados entre 10% e 20% sobre o valor da condenação – ou seja, o montante econômico da questão litigiosa.

... Ler mais

Quando o réu quer recorrer e o advogado não?

Se o réu deseja recorrer e o defensor não quer, ou vice e versa, prevalece à vontade do primeiro que manifesta. Desde que o recurso beneficie o réu. Havendo 2 (dois) recursos, os dois serão processados, se não coincidentes as alegações e pleitos. Art.

... Ler mais

O que acontece depois de uma denúncia?

A partir do recebimento da denúncia, o réu é chamado ao processo através da citação para que possa apresentar sua defesa, sendo que, nos termos do artigo 363 do Código de Processo Penal, o processo terá completa sua formação com a citação do acusado.

... Ler mais

Quantos anos a ficha criminal limpa?

Após 05 (cinco) anos da data do cumprimento ou da extinção da pena imposta pela condenação anterior, esta não mais prevalece, ou seja, perde a sua força de gerar reincidência quanto ao crime subsequente. O agente retorna à qualidade de primário (deixa de ser reincidente).

... Ler mais

Como deve ser o pagamento de um advogado?

§ 3º Os honorários serão fixados entre o mínimo de dez por cento (10%) e o máximo de vinte por cento (20%) sobre o valor da condenação, atendidos: a) o grau de zelo do profissional; b) o lugar de prestação do serviço; c) a natureza e importância da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu ...

... Ler mais

Onde consultar audiências?

O sistema SAJ possui em um de seus módulos funcionais, a Pauta de Audiências, no qual o serventuário agenda as audiências de processos constantes no fluxo de trabalho. Os advogados e o público em geral conseguem fazer uma consulta no Portal e-SAJ destes processos que possuem audiências marcadas.

... Ler mais

O que significa CR no Exército Brasileiro?

Certificado de Registro (CR) é o documento comprobatório do ato administrativo que efetiva o registro da pessoa física ou jurídica no Exército para autorização do exercício de atividades com PCE - §1º do Art 3º da Portaria 51º, COLOG de 08 de setembro de 2015.

... Ler mais

O que vem após a homologação?

O que fazer após a homologação? Após a homologação, ocorre a nomeação dos aprovados e depois a posse. Nesse caso, é preciso aguardar e acompanhar as publicações no Diário Oficial e pela banca examinadora.

... Ler mais

Quanto tempo demora para sair o dinheiro de uma indenização?

De acordo com a Resolução 117/2004 do Conselho Nacional de Seguros Privados, e a Circular 302/2005, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as empresas possuem até trinta dias para pagarem o valor da indenização.

... Ler mais

O que acontece depois de uma sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

... Ler mais

Quais são os três tipos de honorários advocatícios?

Quais são os tipos de honorários advocatícios? Existem quatro tipos de honorários advocatícios. São eles: honorários contratuais, honorários arbitrados, honorários sucumbenciais e honorários assistenciais.

... Ler mais

Como ver um processo judicial?

É possível consultar processo pelo nome?

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde tramita o processo ou acesse o JusBrasil;
  2. Clique em processos e depois em acompanhamento processual;
  3. Selecione consultar por nome da parte, seja o nome do autor ou do réu;
  4. Insira o nome completo e clique em pesquisar.
... Ler mais

Como fazer um processo parado andar?

O despacho pessoalmente com o juiz pode ser uma boa alternativa para acelerar o processo. Dessa forma, o advogado responsável pelo caso pode conversar diretamente com o magistrado. Essa é uma boa chance para explicar a urgência ou a prioridade do caso e buscar esclarecer os pontos essenciais do processo.

... Ler mais